ISBN: 9788579802959
Série: FoxCraft, vol. 1
Ano de Lançamento: 2017
Número de Páginas: 272
Gênero: Fantasia/ Animais
Selo: Rocco Jovens Leitores
Editora: Rocco
♥ livro cedido pela editora
Classificação: ★★★★
Sinopse: Destemidas, solitárias, trapaceiras, pouco confiáveis... Seja em fábulas ou ditos populares, o imaginário coletivo não tem sido muito generoso com as raposas. A inglesa Inbali Iserles, uma autora premiada e apaixonada por animais, convida os leitores a conhecer melhor esses seres incríveis com a série Foxcraft, uma emocionante trilogia de fantasia protagonizada por uma raposa filhote. Isla vive nos limites das terras dos sem-pelo (os humanos) e está começando a desenvolver suas habilidades. Um dia, ao retornar para sua toca, ela está em chamas e cercada por raposas estranhas. E sua família não está em lugar nenhum. Forçada a fugir, Isla escapa para o frio e cinza mundo dos sem-pelo e é caçada por um inimigo cruel. Para sobreviver e encontrar sua família, Isla precisará dominar a antiga arte das raposas – poderes mágicos conhecidos apenas por elas – e desvendar os segredos da Foxcraft.
Sou apaixonada por raposas desde sempre! Então imaginem minha alegria ao ver uma série de livros em que temos como protagonista uma raposa? Amei, claro! A Magia da Raposa, é o primeiro livro da série FoxCraft, da autora Inbali Inserles. Fiquei encantada com o enredo e essa leitura foi uma surpresa muito agradável.

Isla, nossa raposa filhote, vive com sua família numa toca próxima à cidade, no Matão. Apesar do perigo de se viver tão próximo aos seres humanos, que a tudo dominam, a vida ali é boa. Até que sua família sofre um ataque de um bando de cruéis raposas. Agora, sozinha, Isla terá que se virar e desbravar um mundo do qual mal conhece em busca daqueles que ama. Em sua jornada, ela descobrirá mais sobre si mesma e sobre toda a magia que envolve ser uma raposa.

O diferencial desta história é que ela é toda contada sob a perspectiva de Isla, e é tão gostoso ver toda a inocência, curiosidade e personalidade desta amável raposinha. Com o tempo, e todos os acontecimentos, ela vai evoluindo, aprendendo, se tornando uma raposa mais esperta, determinada e cautelosa. Sua coragem e força ao enfrentar todas as adversidades e em seguir em frente para encontrar sua família, é linda.

Inbali Inserles criou uma história com uma narrativa gostosa, que traz magia e personagens carismáticos, e com uma certa pureza que é rara de se ver nos livros de hoje. A aventura de Isla é uma jornada de descobertas, cheia de mensagens: como coragem, força, determinação, amizade, amor, família, fé. Além de que me fez refletir sobre como nos posicionamos na sociedade, uns com os outros, e em como o mundo precisa mesmo de mais amor e empatia.

Apesar de toda a doçura da trama deste juvenil, ainda assim senti que o desenvolvimento da história foi mais longo do que o necessário, em alguns momentos se arrastando um pouco, mas nada que prejudique a leitura. Em nada isso faz com que o livro perca toda a magia e encanto que o permeia, apenas é uma leitura gostosinha para passar o tempo. Mas creio que para o público alvo, é um prato cheio!

Uma coisa que eu não posso deixar de mencionar é o quanto esta edição está maravilhosa. Cada capítulo traz uma linda ilustração e estou apaixonada pela capa!

A Magia da Raposa é um livro enternecedor. Com uma protagonista que traz inocência e determinação em ótimas medidas, e uma trama que nos fala de força e fé, envolta em uma magia deliciosa. Este livro é nada menos que encantador.