ISBN: 978-8576865940
Ano de Lançamento: 2017
Número de Páginas: 266
Gênero: Thriller Psicológico 
Editora: Verus
Classificação: ★★
Sinopse: Atormentado por achar que não faz o suficiente para tornar o mundo um lugar melhor, William, um respeitado psicólogo infantil, tem a chance de realizar um estudo que pode ajudar a entender o desenvolvimento da maldade humana. 
Porém a proposta, feita pelo misterioso David, coloca o psicólogo diante de um complexo dilema moral. Para saber se é um homem cruel por ter testemunhado o brutal assassinato de seus pais quando tinha apenas oito anos, David planeja repetir com outras famílias o mesmo que aconteceu com a sua, dando a William a chance de acompanhar o crescimento das crianças órfãs e descobrir a influência desse trauma no desenvolvimento delas. Mas até onde William será capaz de ir para atingir seus objetivos? Em O sorriso da hiena, o leitor ficará fisgado até a última página enquanto acompanha o detetive Artur Veiga nas investigações para desvendar essa série de crimes que está aterrorizando a cidade.
Quando criança, ele foi obrigado a assistir seus pais sendo torturados e mortos. Vinte e quatro anos se passam. Ele se tornou um frio assassino, que recria a cena que vivenciou com seus olhos inocentes... Vez após vez.

"Será que meu trauma de infância foi capaz de me transformar nisso que sou hoje ou eu nasci para ser assim? Será que eu nasci um monstro?" 

Será que o ser humano já nasce mal ou se torna mal devido acontecimentos em sua vida? Ser ruim é uma escolha ou algo inerente da natureza do indivíduo? É possível justificar um ato de crueldade quando há intenção com este ato era fazer o bem?

É querendo descobrir sua natureza assassina que ele procura William, um renomado psicólogo infantil que há muito tempo fez uma tese sobre a natureza humana. Seria possível impedir que o mal aflorasse? Chegara a hora de provar se a tese estava certa ou errada!

Por trás disso tudo ainda temos Artur, um detetive com Síndrome de Asperger, que fará de tudo ao seu alcance para descobrir a identidade do assassino e os motivos que o levam a matar tão cruelmente.

Sem dúvida alguma O Sorriso da Hiena é um dos melhores thrillers psicológicos que eu já li na minha vida! O autor, Gustavo Ávila, escreveu uma história cheia de tensão e reviravoltas. Virava as páginas ansiando por mais e mais, sem conseguir parar de ler! Com certeza o diferencial neste livro é a narrativa! A habilidade em prender e envolver o leitor, assim como a escrita fluída, transformam esse livro em uma leitura obrigatória para quem gosta do gênero!

Este livro mexe com os nervos, te deixa roendo as unhas de ansiedade e gera um conflito sem fim de sentimentos. É uma leitura que incomoda, que cutuca, que fere, que te faz questionar, duvidar... SIMPLESMENTE MARAVILHOSO! E o final? E O FINAL? E O FINAAAAAAL? 😱

É de deixar o queixo no chão! Jamais iria imaginar um final daqueles! Não me senti confortável com ele. Ele me incomodou e me chocou. Mas compreendi os motivos. E justamente por todos esses conflitos que o final gerou dentro de mim, totalmente inesperado, eu amei a leitura!