ISBN: 9788576573388
Ano de Lançamento: 2016
Número de Páginas: 432
Gênero: Terror/ Sobrenatural
Editora: Aleph
Classificação: ★★
♥ livro cedido pela editora
Sinopse: Nobres homens de bem, jamais ouseis profanar este túmulo maldito. Aqui estão sepultados demônios viciados no mal e aqui devem permanecer eternamente. Que o Santo Deus e o Santo Papa vos protejam. Uma caravela portuguesa naufragada com mais de 500 anos é descoberta no litoral brasileiro. Dentro dela, uma estranha caixa de prata lacrada esconde um segredo. Apesar do aviso grafado, com a recomendação de não abri-la, a equipe de mergulhadores que a descobriu decide seguir em frente, e encontra sete cadáveres. Esses corpos misteriosos e cadavéricos são levados para estudos e tudo parece estar sob controle até o despertar do primeiro deles. 
Eis aqui um livro que me surpreendeu pela qualidade editorial e pela qualidade da escrita de André Vianco. A capa do livro é um primor e mostra bem cada um dos sete vampiros descritos pelo autor em sua história. Por aí já dá para se ter uma ideia do que vem pela frente. São trinta e cinco capítulos recheados de mistério, suspense, ação e terror; além de ótimos diálogos, personagens carismáticos, boa ambientação, construção impecável das personalidades principais e, o melhor de tudo, vampiros com poderes sobrenaturais.

E tudo começa com a exploração de uma caravela portuguesa do século XV, naufragado na costa brasileira. Ali os pesquisadores, liderados por Delvechio, vão encontrar sete corpos aparentemente intactos, aparentemente mumificados. Ele e sua equipe, composta por Tiago, César, Eliana, Diaz, entre outros, vão se deparar com outra descoberta fantástica quando, sob um frio intenso, abaixo de zero – que subitamente toma conta do galpão para onde o grupo leva os corpos recuperados do navio naufragado -, traz à vida um dos corpos; ou melhor dizendo, um dos vampiros: Inverno.

A partir daí, logo nos primeiros capítulos, a situação da equipe de Delvedchio, e de outros personagens que vão aparecer ao longo da história – entre estes, oficiais do exército brasileiro -, a situação fica desesperadora e, gradativamente, se torna cada vez mais crítica. Situação essa que se agrava com um súbito inverno abaixo de zero, com direito a nevasca e tudo mais, enquanto Inverno vai providenciando o despertar dos seus irmãos. Exceto um... O Sétimo. Esse foi o primeiro que ele resgatou e escondeu, pois, apesar de ser um igual, um vampiro, e o maior rival dos seis.

Inverno, Acordador, Tempestade, Gentil, Espelho, Lobo, Tobia, Sétimo. Esses são os nomes dos vampiros desta história. E pelo nome de cada um já dá pra ter uma ideia do que eles são capazes de fazer com seus poderes paranormais.

Dos personagens humanos, me simpatizei bastante com Tiago e Eliana, que são, a meu ver, os heróis da história. Dos vampiros, gostei de Sétimo e do Lobo. Também gostei da forma com se desenvolve a trama criada por André Vianco, de como se deu a origem dos vampiros e a forma como eles vieram parar no litoral brasileiro (para nossa infelicidade).

O desenrolar da trama é bem legal, com os vampiros de 500 anos redescobrindo a América e suas milagrosas invenções, fazendo a gente rir quando vemos Inverno descrever um helicóptero, ou de seu deslumbramento diante de um trem. A demonstração dos poderes dos vampiros também é legal, assim com a descrição das lutas (ou a tentativa de luta) empreendida pelos humanos para tentar impedir Inverno e seus irmãos.

A história de Os Sete continua em Sétimo, seguido da trilogia O Turno da Noite: Os Filhos de Sétimo, Revelações e O Livro de Jó. André Vianco já publicou outros  livos também, que versam sobre a temática vampiresca. E, mesmo este sendo o primeiro livro que leio do autor, já me tornei fã.

André Vianco é um escritor brasileiro, nascido em 1975, e um dos grandes expoentes da literatura brasileira do gênero terror. No prefácio desta edição da Editora Aleph ele conta como se deu o desenvolvimento do livro e de sua carreira. De minha parte, tiro o chapéu para ele, com admiração e respeito, e lhe dou as cinco estrelas com mérito e louvor, pois, sabendo o quanto é difícil publicar um livro no Brasil, ainda mais com essa qualidade de escrita que em nada fica a dever para escritores internacionais, a leitura se torna agradável, tanto quanto nos dá um certo prazer em saber que aqui há mais do que futebol, carnaval e palmeiras onde canta o sabiá.

Se você ainda não leu Os Sete, então leia! Leitura obrigatória para os amantes do terror e de vampiros. Amei! Recomendadíssimo!