Mau Começo, o primeiro livro de Desventuras em Série, de Lemony Snicket, foi lançado em 1999 e a série atingiu 13 volumes, sendo o último publicado em 2006. Foi em 2004 que finalmente todos os fãs da saga puderam ver a trama ganhando vida nas telonas com o filme estrelado por Jim Carrey. Porém, a decepção do público com a adaptação foi grande. Dez anos depois, temos a série produzida pela Netflix, e sua primeira temporada com 8 episódios. A grande questão é: finalmente temos uma adaptação digna da série literária? E a resposta é: sim, temos!

Eu mesma nunca tinha lido nenhum livro da série! Li os primeiros quatro volumes, deste box lindo que recebi em parceria com a Editora Companhia da Letras, em uma ação especial com outros blogs, para poder acompanhar a série da Netflix. A cada livro que lia me perguntava: "Como pude ter demorado tanto para conhecer Desventuras em Série?". É, é uma boa pergunta! Porém, mesmo tardiamente, já me considero uma nova fã e admiradora desta história cativante criada por Lemony Snicket.


Para quem não conhece a trama de Desventuras em Série, nela acompanhamos Violet (interpretada por Malina Weissman), Klaus (interpretado por Louis Hynes) e Sunny Baudelaire, cujos pais morrem em um misterioso incêndio. Eles vão parar nas mãos de seu malvado tutor, o Conde Olaf (interpretado por Neil Patrick Harris), que quer roubar a fortuna da herança dos órfãos. Em alguns momentos temos a história contada sob narrativa de Lemony Snicket (interpretado por Patrick Warburton), que na série interrompe as cenas para explicar e orientar o espectador, alertando sobre os perigos que estão por vir.


Com seus 8 episódios, de 50 min. cada, a série superou muito o filme e sem dúvida é uma das melhores produções da Netflix. Além disso, com certeza, a série irá agradar aos fãs dos livros, principalmente os que cresceram lendo a série, pois sim, é muito fiel aos livros. Cada dois episódios traz a adaptação de um livro, ou seja, os quatro primeiros volumes da série literária (Mau Começo, A Sala dos Repiteis, O Lago das Sanguessugas e Janela Larga) foram adaptados nesta primeira temporada. Outro ponto forte da série, e que agradará muito aos fãs, é que muitas das falas e cenas foram literalmente utilizadas na série, sendo idênticas aos livros. E se não bastasse isso tudo, o próprio autor dos livros foi roteirista da série. Tem como ter erro?

Porém, claro, também agradará aqueles que nunca leram os livros e sequer conhecem a trama de Desventuras em Série.


Entre os pontos fortes da série, além da ótima adaptação, está a atuação de Neil Patrick Harris como Conde Olaf, O talento com o qual o ator incorporou o personagem é notável e fantástico. Aliás, toda a produção está sensacional: trilha sonora, efeitos especiais, ambientação, maquiagem, direção. A produção técnica da série é maravilhosa! O cuidado com que produziram a série está impecável, nos transportando para o mundo da série sem esforço.

Recomendo? Amei muito a série! Recomendo muito!