ISBN: 9788502104105
Tradução: Marcelo Barbão
Ano de Lançamento: 2010
Número de Páginas: 288
Gênero: Suspense/ Sobrenatural
Editora: Benvirá
Classificação: ★★
Sinopse: Tyler Hawthorne ajuda os que estão morrendo a realizar seus últimos desejos, em especial transmitindo suas mensagens aos entes queridos. Essa tem sido sua missão ao longo dos séculos. Quando se instala em Los Angeles, em pleno século XXI, sentimentos há muito esquecidos despertam quando ele é apresentado à sua nova vizinha, Amanda Parker, uma garota bonita e solitária que carrega as mágoas de um passado trágico. Eventos misteriosos aproximam os dois, e Tyler encontra pistas de que esses acontecimentos estão ligados ao início de sua trajetória sobrenatural iniciada dois séculos antes, quando ele e o perigoso Lord Varre se encontraram nos campos da batalha de Waterloo. Tyler estava à beira da morte, e Varre prometeu-lhe a vida eterna, tornando-o, assim, o Mensageiro. Porém, Varre tinha outros planos e agora vem cobrar o poder que havia concedido a Tyler, e este precisa se preparar para proteger a si mesmo e sua querida Amanda em uma árdua batalha. Com um toque gótico e romântico, O Mensageiro tem uma trama dinâmica, personagens cativantes, a delicada missão de Tyler — ajudar aqueles que estão partindo da vida —, fantasmas, vinganças seculares e uma emocionante luta contra o mal em que ele e Amanda correrão todos os riscos. 
Tyler Hawthorne tem um dom. Um dom que para alguns pode parecer maravilho e divino, mas que para ele é uma espécie de maldição. Ele pode comunicar-se com a Alma do moribundo que se encontra em estado terminal e comatoso, e dela obter uma última mensagem, antes do desenlace, para os seus entes queridos que ficam na Terra. E no decorrer de algumas dessas mensagens, Tyler recebe instruções de situações que acontecerão com outras pessoas ou consigo próprio. É assim que ele fica sabendo que um inimigo antigo e perigoso está se aproximando para lhe tirar algo que ele ama.

Tyler é um sujeito recluso e solitário, que vive numa cabana com um cachorro Shade. Um cachorro misterioso que parece ler os pensamentos de Tyler e agir como se fosse ele a comandar a vida deste. Também temos a bela Amanda que entra na vida de Tyler para fazê-lo reacender a chama do amor há muito esquecido, ou perdido, e Ron, seu melhor amigo, e com estes vão somar forças contra o sinistro Lord e seus dois asseclas, Evan e Daniel, os quais vão dar muito trabalho para Tyler e Shade.

Com excelente narrativa, ótimos diálogos, personagens carismáticos - entre  eles, Shade, o meu favorito - suspense e mistérios a altura de um bom sobrenatural, Jan Burke nos revela em O Mensageiro mais do que um thriller de suspense ou sobrenatural, mas o lado de nossas vidas para a qual não queremos olhar: a morte.

E esse é o ponto mais interessante, e que eu gostei muito, o enfoque espiritual e humano com que a autora tratou a questão da morte. Vê-se o “paciente” que está aguardando a morte não como uma “vítima da doença terminal”, mas como um indivíduo que encontrou o seu “caminho de volta para casa”. A morte é vista não como uma inimiga, mas como uma aliada que regenera, transforma e liberta, no momento crucial de nossa existência; vista do ponto natural de cessação do tempo do indivíduo nesse plano de vida.

A morte, esse grande enigma da humanidade, é tratado em O Mensageiro como algo natural e necessário. Longe de ser algo sobrenatural, o túmulo é uma passagem, o umbral de uma via que nos leva para o outro lado, para a visão daquilo que somos de verdade.

Está aí um livro que me surpreendeu na leitura. Jan Burke de fato traz um “gás” ou uma “roupagem” nova para o gênero sobrenatural. O Mensageiro não é um thriller de terror, mas resgata com perfeição as boas histórias sobrenaturais dos anos 1970/1980. E essa parte sobrenatural fica por conta dos dons de Tyker e do seu misterioso amigo canino, Shade, e da sua misteriosa origem, bem como de seu nêmeses, o sombrio Lord. O Mensageiro é um romance instigante, belo e humano.