Num futuro não muito distante, depois de uma enorme catástrofe, no Japão, em uma sociedade dominada e oprimida, os cidadães vivem em um complexo de prédios construídos por cubículos e... Espera ai! Esta foto ali em cima parece cenário de um livro distópico, não é mesmo? Só que não é! (Não pude evitar, dá até pra imaginar um filme ou livro neste cenário).

Esta é a obra do arquiteto Kisho Kurokawa, o "The Nakagin Capsule Tower", considerada a primeira construção em cápsulas. Situada em Ginza, Tóquio, e é considerada uma das construções mais importantes da arquitetura metabolismo (veja mais sobre, clicando aqui).

Kurokawa projetou o edifício em 1972. A ideia é que se possa mudar a disposição das cápsulas (que contam com um quarto com banheiro), ampliando ou modificando posicionamento e espaço. Minimalista e funcional.
Veja algumas fotos:











Veja as especificações:
Dois núcleos centrais de concreto suportam as 140 cápsulas pré-fabricadas. Cada cápsula mede 2,5 × 4 × 2,5 metros e contém: cama, televisão, rádio, mesa de trabalho, armários, fogão, refrigerador e banheiro. A iluminação e ventilação é feita por uma janela circular central. Cada cápsula é conectada à estrutura principal através de apenas quatro parafusos de alta tensão, de modo a facilitar a substituição das unidades. 

Que diferente não!? 
Fonte: Japão em Foco, Archdaily, Desafio CriativoNoritaka Minami