
Num futuro não muito distante, depois de uma enorme catástrofe, no Japão, em uma sociedade dominada e oprimida, os cidadães vivem em um complexo de prédios construídos por cubículos e... Espera ai! Esta foto ali em cima parece cenário de um livro distópico, não é mesmo? Só que não é! (Não pude evitar, dá até pra imaginar um filme ou livro neste cenário).
Esta é a obra do arquiteto Kisho Kurokawa, o "The Nakagin Capsule Tower", considerada a primeira construção em cápsulas. Situada em Ginza, Tóquio, e é considerada uma das construções mais importantes da arquitetura metabolismo (veja mais sobre, clicando aqui).
Kurokawa projetou o edifício em 1972. A ideia é que se possa mudar a disposição das cápsulas (que contam com um quarto com banheiro), ampliando ou modificando posicionamento e espaço. Minimalista e funcional.
Veja algumas fotos:



Veja as especificações:
Dois núcleos centrais de concreto suportam as 140 cápsulas pré-fabricadas. Cada cápsula mede 2,5 × 4 × 2,5 metros e contém: cama, televisão, rádio, mesa de trabalho, armários, fogão, refrigerador e banheiro. A iluminação e ventilação é feita por uma janela circular central. Cada cápsula é conectada à estrutura principal através de apenas quatro parafusos de alta tensão, de modo a facilitar a substituição das unidades.
Que diferente não!?
Fonte: Japão em Foco, Archdaily, Desafio Criativo, Noritaka Minami








13 Comentários
já tinha visto as fotos externas do lugar, mas não fotos internas e dos detalhes
ResponderExcluiradorei! achei incrível! fiquei com vontade de morar ai! hahaha
tudo tão pequenininho e fácil de organizar *-*
e essa janela tbm é um charme né? até me lembrou O Hobbit kkkkkkkkkkkk
me lembrou também hahaha
ExcluirAMEI! Queria morar num desse, mas nunca me senti confortável em lugares pequenos. De qualquer jeito, ia querer um quarto igual o da imagem 5.
ResponderExcluirKiss ~
sibeleekpop.blogspot.com
Bastante interessante e funcional, mas parece muito claustrofóbico!
ResponderExcluirQue... Diferente! Difícil encontrar palavras pra definir isso rs. Mas eu achei legal. Pela foto externa e pela palavra "cubículo" eu imagina que seria bem menor por dentro. Mas pelas fotos externas dá pra ver que é bem confortável. Parece cenário de distopia mesmo né.
ResponderExcluirSó de ler me deu fobia. Detesto locais pequenos e fechados, pularia da janela tentando sair, é um fato.
ResponderExcluirMas, para aqueles que não possuem problemas com ambientes pequenos e fechados, acredito que é algo a se pensar já que há de tudo um pouco para fornecer comodidade...
Extremamente legal! Não conhecia essa construção e parece cenário de livro distópico mesmo kkkkk Só é bem miudinho, não aguentaria ficar muito tempo aí mas é muito interessante.
ResponderExcluirGente que legal! Apesar de pequeno é aconchegante!
ResponderExcluirPõe diferente nisso!
ResponderExcluirBjs, Rose.
Que novidade p mim .. adorei a "modernidade"... vem diferente mesmo ... parece até maior por dentro do que aparentemente por fora...
ResponderExcluirBeeijocas!
Me lembrou 1984 esses cubículos, sei lá, parecem ter o formato de uma camera xD
ResponderExcluirMas nao gostei, nao moraria em um desses.
Nossa que legal! Nunca tinha visto algo assim, parece coisa de filme mesmo! Mas é muito interessante e bem diferente né! Muito legal.. adorei! (:
ResponderExcluirUALLLLLLLLLLLLLLLLLLLL =O
ResponderExcluirGente, que construção mais legal, super distópico, com certeza daria um cenário extraordinário para um filme. Gostei demais \o/