ISBN 9788581301907 | Ano 2015 |  32 Páginas | Editora Geração Editorial | Selo Geraçãozinha |
Ilustrações por Thais Linhares | História por Marta Reis
Classificação: ♥♥♥ 

Se tem algo que eu adorava quando pequena era os livros cheios de ilustrações e rimas que lia, que traziam belas mensagens. Nossa, e há quanto tempo não lia um livro destes? Sabe, mesmo não sendo mais criança *cof cof* ainda adoro livros infanto-juvenis - dependendo da história -, principalmente os ilustrados. Livros infantis ilustrados, então, são puro amor e fofura. 

Como sei que muitos dos leitores do blog são pais e mães, professores/as e jovens, resolvi falar do livro O Ratinho do Violão, que remete à tudo o que há de melhor em um livro infantil e é uma ótima dica para a criançada ler e tirar a tão famosa moral da história. Então fiquem ligados para incentivar seus filhos, seus alunos, e colegas a começar ler com um livro muito fofo e bonito.


Chiquinho é um menino que tem uma deficiência; uma perna mais curta que a outra. Por isso ele anda mancando, e sofre com o bullying na escola. As outras crianças da sua turma tiram sarro dele, mas não veem que ele é um bom garoto, muito gente boa, cheio de qualidades. Uma destas qualidades, que ele usa para "fugir" da realidade e da tristeza é tocar seu violão, cantando suas canções.

Só que um dia, depois de tropeçar na escola, o garoto sofre com mais uma onda de bullying terrível e se sente inferiorizado e muito envergonhado. Se sentindo diminuído ele acaba virando um ratinho. 


Desaparecendo da vista de todos, aos poucos os colegas começam a perceber como ele faz falta. Também começam a sentir falta de sua voz e cantorias, e a ver como o garoto tinha qualidades que antes eles não viam. 

O Ratinho do Violão traz uma mensagem bela e forte, e muito atual. O bulliyng é algo sério e muito triste, uma realidade que temos em nossas escolas e na sociedade como um todo. Este livro fala exatamente disto, e como ele traz consequências sérias e graves.


Chiquinho vira um ratinho e some, mas na realidade podemos dizer que ele se sentia diminuído pelas "brincadeiras" dos colegas que não viam nele as qualidades, mas apenas o "defeito". Uma deficiência física que não deveria ser motivo de chacota. O livro mostra exatamente isso, que não devemos olhar para os defeitos dos outros, muito menos para suas limitações físicas ou sociais. 

Não importa se você é manco, vesgo, tem orelha grande, é magro ou baixo, alto ou gordinho; você merece respeito! Respeitar a limitação dos outros é algo primordial, e deve ser algo cotidiano e rotineiro. Todos deveriam olhar para as qualidades e não para essas limitações. OK? Este livro passa uma bela mensagem social, e uma ótima lição de vida. Respeito ao próximo e amor-próprio. E nada de bulliyng, hein!?

Este é um livro que todos deveriam ler, mesmo sendo adultos. Pois o que há de gente preconceituosa e maldosa não é brincadeira! Se todos respeitássemos e enxergássemos ao próximo como um igual; se houvesse mais gente olhando para o bem ao invés de pensar no mal, com certeza viveríamos em um mundo melhor!

Falando um pouquinho da edição, está belíssima e as ilustrações são lindas, transmitindo tudo o que a história quer passar! Adorei as cores e todas as ilustrações. E a narrativa está muito boa, com um ritmo muito gostoso de ler.

Enfim, O Ratinho do Violão é um livro encantador, uma ótima dica de livro para se ler independente de qualquer idade, pela bela e atual mensagem que passa. Uma dica de leitura em sala de aula, junto a alunos e professores. Também é uma ótima dica para você, papai e mamãe lerem junto aos seus filhos. E você aí, meu caro jovem, que está lendo esta resenha, também é um livro para você! Um livro para ler e refletir, e para se levar como lição para a vida! Fica a dica ;)