Sabe aquele filme que marcou sua infância e traz consigo muita nostalgia e amor? Um dos filmes que mais me marcou foi O Estranho Mundo de Jack, que me enche de nostalgia só de lembrar. Eu lembro quando colocava o filme para assistir, deitava no chão com um travesseiro, de noite, e ficava encantada com o mundo que se desenrolava na minha frente. Cantava junto as músicas e todas as vezes em que assistia torcia por Jack e Sally como se fosse a primeira vez.

Há alguns anos não assisto ao filme, mas sempre estará no meu coração. Sempre adorei este filme e sempre admirei o trabalho de Tim Burton. Então, para minha surpresa vejo que a bela e estranha história de Jack virou mangá e estava ali disponível em uma banca de jornal! Eu nem pensei duas vezes e adquiri meu exemplar. Li a este clássico em quadrinhos - em uma bela edição publicada pela Editora Abril, com adaptação feita por Jun Asuka para mangá -, com uma pontinha de saudades. E hoje, vim compartilhar o que achei da edição e da história "recontada". Confira:


O Estranho Mundo de Jack é um filme de animação de 1993, de Tim Burton. Tudo começou a partir de um poema criado por ele quando era um animador da Disney no início dos anos de 1980

Para aqueles que conhecem a história de Jack, eu nem preciso dizer do que se trata, mas para todos aqueles que não conhecem, vou dar uma resumida: Jack é uma caveira, um mestre do terror e do susto na Cidade do Halloween, um mundo repleto de monstros, fantasmas, duendes, vampiros, lobisomens, bruxas, bicho-papão, etc.. Jack é o mestre da celebração do Dia das Bruxas, no entanto sente-se cansado, se sentindo estranho, sem vontade e sem propósito. Ele acaba visitando uma outra terra sem querer, e descobre a Cidade do Natal


Encantado com o que via ali - e não entendia - ele queria fazer seu próprio Natal e convence os cidadães da Cidade do Halloween que o Natal é deles. Mas como uma criatura acostumada a espalhar o terror poderia ficar a cargo de um evento tão bonito? Como não entendia direito a essência desta festa, acaba distorcendo tudo e causando muita confusão - entre elas sequestrando o bom Papai Noel. 


Sally, uma boneca de retalhos criada na cidade por um cientista louco, apaixonada por Jack, teme que o Natal que Jack planeja vai dar muito errado e pode acabar mal. Ela tenta impedí-lo, mas se vê impotente diante de tanto entusiasmo e a obsessão de Jack. Com os acontecimentos impossíveis de serem impedidos, a única coisa que ela pode fazer é tentar remediar a situação até que Jack acorde e veja que sua vida tem sim um propósito, desde que ele saiba para onde olhar e onde procurar.


A história de O Estranho Mundo de Jack, em sua essência, está toda aqui neste mangá. E eu adoro a mensagem que traz sobre amor-próprio, a magia do Natal, da amizade e do amor. É uma história sombria, nem tanto infantil, mas que encantou/ e creio que ainda encanta, toda uma geração, mostrando um milagre de Natal.


Logo no começo do mangá temos uma breve apresentação falando do sucesso do filme e do trabalho por trás dele. Também temos uma apresentação dos principais personagens que movem a história. Achei bem legal, pois quem não conhece a história pode se situar melhor no que vai ler, e quem conhece pode relembrar.

Falando dos traços, eu simplesmente amei! A arte está fantástica, mostrando todo o lado sombrio e estranho do mundo de Jack, e transmitiu muito bem todo o clima que encontramos também no filme. Os traços são fortes ou suaves dependendo da situação, e as principais cenas do filme são representadas no mangá com perfeição. A caracterização está ótima, e nos remetem à estranha sensação de estarmos "dentro" do filme, transportados para um mundo em preto e branco.


A única coisa que eu senti falta foi um pouco mais da emoção que sinto quando assisto ao filme. O mangá está perfeito, mas não substitui o filme. Ou seja, toda a emoção que o filme transmite eu não consegui sentir lendo o mangá. Não que a essência da história não esteja ali, pelo contrário, o desenvolvimento da história e a história em si estão ótimos. A história está toda ali, os personagens também. O mangá começa e termina exatamente como deveria ser, mas não consegui me conectar tanto quanto ao filme.

Acho que uma das coisas que cortam um pouco da "magia" é o fato de que o filme é muito musical, e claro, no mangá não tem este mesmo ritmo. Algumas das músicas fazem parte do mangá, mas não é a mesma coisa que "ver e ouvir", entendem? 


Só para comentar algo que eu acho bem interessante: estou adorando ver que outras editoras estão se voltando para os quadrinhos e mangás. Antigamente não se via a quantidade de HQ's e mangás que vemos hoje, com tantas opções e variedade. Estou adorando ver isso! Espero que a Abril e tantas outras editoras continuem seguindo este caminho, pois nós, fãs de quadrinhos, agradecemos!

Enfim, seja como for, este mangá está sensacional! É daqueles tipos para se guardar com muito carinho. Como representa uma animação que eu amo, é claro que vou guardar junto à minha coleção e recomendar para quem puder! Sim, eu recomendo para todos aqueles que são fãs de O Estranho Mundo de Jack, pois mesmo que um pouco da emoção do filme tenha se perdido no mangá, a história continua ali, linda e cheia de vida. Vale mesmo a pena adquirir.

Ano 2015 | 176 Páginas | Editora Abril | Preço: R$13,00
Classificação: ♥♥♥