ISBN: 9788580442670
Série: Srta. Peregrine, vol. 1
Tradução: Edmundo Barreiro e Márcia Blasques
Ano de Lançamento: 2012
Número de Páginas: 336
Editora: Leya
Série: Srta. Peregrine, vol. 1
Tradução: Edmundo Barreiro e Márcia Blasques
Ano de Lançamento: 2012
Número de Páginas: 336
Editora: Leya
Classificação: ♥♥♥♥♥
Tudo está à espera para ser descoberto em O orfanato da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares. Nossa história começa com uma horrível tragédia familiar que lança Jacob, um rapaz de 16 anos, em uma jornada até uma ilha remota na costa do País de Gales, onde descobre as ruínas do Orfanato da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares. Enquanto Jacob explora os quartos e corredores abandonados, fica claro que as crianças do orfanato são muito mais do que simplesmente peculiares. Elas podem ter sido perigosas e confinadas na ilha deserta por um bom motivo. E, de algum modo, por mais impossível que pareça, ainda podem estar vivas.
“Eu tinha acabado de aceitar que minha vida seria apenas comum quando coisas extraordinárias começaram a acontecer comigo.” – Prólogo.
A primeira coisa que me atraiu nesse livro foi a belíssima arte gráfica e seu estilo de livro antigo. A capa e a contracapa, em tom sépia, tem um toque sobrenatural que remete aos filmes de terror sobre construções assombradas, lugarejos onde se ocultam antigos e sinistros segredos de família, e filmes noir de mistério e terror dos anos 1950. Adorei também as páginas com arabescos iniciando os capítulos e as fotografias em preto e branco ilustrando situações narradas no livro, colocadas em pontos estratégicos pelo autor para aguçar a nossa curiosidade, ou provocar aquela sensação de desconforto que antecede um momento de susto. Segundo o autor, as fotos são reais, emprestadas de amigos colecionadores de fotografias antigas. Simplesmente, maravilhoso. Só por esses aspectos, o livro merece ser lido.


A ideia inicial de Ransom Riggs para o livro era fazer um livro de fotografias antigas, pitorescas, que, assumindo uma determinada sequência, contariam uma história visual. A partir daí, Riggs teve a feliz ideia de criar uma narrativa e usar as fotografias para ilustrar a história. O resultado pode ser visto no livro, que também já foi adaptado para o cinema pela Fox, com direção de nada mais nada menos que o mago dos filmes góticos, Tim Burton. O filme tem estreia prevista para março de 2016.

“Será que era isso que meu avô queria que eu encontrasse? É, só pode ser – não as cartas de Emerson, mas uma carta guardada dentro do livro de Emerson. Mas quem era essa diretora escolar, essa Alma Peregrine?” – pág.59
Da minha parte, aguardo com ansiedade por esse filme, pois, além de ter gostado muito do livro, adoro o trabalho de Tim Burton. E com ele na direção do filme, pode-se esperar um ótimo filme. Quanto ao livro, adorei a forma como o autor escreve. Ele é um escritor jovem, porém muito talentoso, que promete muitos anos de ótimas surpresas para nós. Possui uma escrita gostosa de ler, com narrativa limpa e objetiva, sem excessos, chavões ou exageros linguísticos. Seus personagens são igualmente atraentes, que nos atraem para dentro do livro e tecem uma trama que nos mantêm presos da primeira à última página.

E tal narrativa fica ainda mais interessante, e contagiosa, ilustrada pelas fotografias em preto e branco que encontramos no livro. Algumas são bizarras; outras, poéticas; uma meia dúzia delas são assombrosas; e algumas me deram a sensação de algo atemporal, como que a evocar um acontecimento há muito perdido no tempo, ou retido em um limbo de coisas inimagináveis. Essas fotos mexeram com o meu imaginário de uma tal forma que, a medida em que ia lendo e vislumbrando essas fotografias, era como se eu estivesse tendo duas histórias diante dos olhos: a escrita, contada pela ótica de Jacob, o adolescente, e a visual, reveladas pelas imagens estáticas. Ambas as narrativas parecem formar dois mundos distintos, porém contíguos, que se entrelaçam no decorrer da leitura.
“Mas o que eu realmente achei assustador não foram as bonecas zumbis ou os cortes de cabelo estranhos das crianças ou como elas pareciam não sorrir nunca: quanto mais examinava as fotos, mais familiares me pareciam.” - pág.106
Tem duas fotografias no livro que eu achei as mais perturbadoras de todas. Uma está na página 178, onde aparece uma mulher com os cabelos desgrenhados segurando uma galinha nos braços com um olhar que parece querer hipnotizar a gente; a outra foto está na página 48: mostra uma menininha fazendo contorcionismo, a espinha dobrada de tal maneira que a cabeça dela aparece por entre as pernas abertas, como se a cabeça da menina estivesse saindo do corpo de uma outra. Isso é bem sinistro e bizarro. A garota parece ter saído de um filme de Guilhermo Del Toro.


O Orfanato da Srta. Peregrine Para Crianças Peculiares é uma obra muito peculiar, sem dúvida alguma. Inquietante, tenso, misterioso e sinistro, também, mas nada que faça você perder o seu sono. A narrativa de Riggs nos convida a viajar por um mundo que parece feito de sonho, onde nem tudo o que parece ser é, de fato, o que parece ser. Jacob, o protagonista, após a morte do avô, nos leva para uma jornada repleta de situações e personagens que não nos deixam desgrudar do livro um só instante.
“O etéreo usou duas de suas línguas para se agarrar às paredes da entrada do túnel e usá-las como apoio para evitar a lama, e cobriu a entrada com o corpo como se fosse a tampa de um vidro. A terceira língua me puxava em sua direção. Eu estava igual a um peixe fisgado por um anzol.” - pág.287
Adorei as personagens, a narrativa, as fotografias, a edição maravilhosa e a composição gráfica do livro, seu toque sobrenatural e o mistério envolvendo a srta. Peregrine, seu orfanato e as crianças que lá viviam. Ransom Riggs é um ótimo contador de histórias, e sua narrativa juvenil vai agradar em cheio os leitores de todas as idades.
Para quem está procurando um livro com um ótimo mistério, bom suspense sobrenatural, um visual gótico e sombrio, O Orfanato da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares é uma excelente opção. Recomendo!
38 Comentários
Bom dia, nossa aguçou minha curiosidade, livro lindo. Adorei a resenha acho que vou até adiciona-lo a minha wishlist.
ResponderExcluirhttp://dicasdaisacereser.blogspot.com.br
Esta é a segunda resenha que leio que falam super bem deste livro. Mais um para minha lista de compras !
ResponderExcluirbomlivro1811.blogspot.com.br
Vc não irá se arrepender , eu praticamente li os 2 em 4 dias , e exatamente aquele livro que te prende pagina por pagina... mal posso esperar para a Biblioteca de Almas mês que vem ..
ExcluirVc não irá se arrepender , eu praticamente li os 2 em 4 dias , e exatamente aquele livro que te prende pagina por pagina... mal posso esperar para a Biblioteca de Almas mês que vem ..
ExcluirMds que livro maravilhoso, já super quero. Eu amo suspense, terror e essas fotografias antigas e esquisitas. Vai pra lista dos que eu quero
ResponderExcluirOi Livy!
ResponderExcluirDeu um certo medo olhar para essas fotografias... Normalmente não leio livros muito pesados ou de terror, acho q o assunto não me atrai muito, mas fiquei curiosa para saber melhor do motivo de Jacob ter ido atrás desse lugar e tal...
Ótima resenha.
Bjos
http://kelenvasconcelos.blogspot.com.br/
Tô terminando de ler e recomendo muito
ExcluirOie, Livy!
ResponderExcluirQue meda! Realmente é a cara do Tim Burton! Acho que não consigo ler, já vou ter pesadelos só com sua resenha! :D
Bjks e Boas Leituras!
www.linguaeliteratura.com.br
Oi,
ResponderExcluirCaramba esse livro é um luxo!!! Um belo livro + um grande mistério = Quero ler! rs
Bjs!
Viciados Pela Leitura
Oi Livy, ótima resenha.
ResponderExcluirEu já tinha ouvido falar em Sra. Peregrine, por isso entrei aqui pra ler, e não me decepcionei.
Histórias assim marcam as pessoas, não é verdade? Fiquei bem interessada na trama.
As imagens remetem bem mesmo o trabalho do Guillermo Del Toro e fiquei feliz que vai virar filme pelas mãos do Tim Burton, mas sabe o que eu pensei? E se fosse pra virar filme pelas mãos do Guillermo? Seria assustador, contagiante... Eu amo as obras dele.
Abraços! Blog Saphy | Fanpage
Oi Livy!
ResponderExcluirQuero muito ler esse livro pela quantidade de comentários positivos em relação a ele, sua resenha me animou mais, espero gostar!
Abraço.
Leitura Fora De Série
Oie Livy =)
ResponderExcluirJá ouvi falar e muito desse livro, mas confesso que tenho um certo receio em relação a leitura dele. Não sei mais tenho a sensação que ele é algo mais voltado para o terror XDD e você sabe com a sua amiga aqui é super corajosa rs...
Talvez eu assista ao filme antes, ai se ele não me deixar assim com tanto medo eu encaro a leitura.
Ótima resenha!
Beijos e um ótimo final de semana;***
Ane Reis.
mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
@mydearlibrary
A edição do livro está belíssima, e é o que chama atenção em primeiro lugar. Mas não sei se quero ler. Fiquei com um pouco de medo das fotos hehe. Não sabia sobre o filme. Com o Tim na direção é claro que vai ser um ótimo filme.
ResponderExcluirBlog Prefácio
Oi, Livy!
ResponderExcluirJá ouvi MUITO sobre esse livro. Parece ser uma boa leitura e o tipo de livro que, com certeza, irei gostar. O autor parece proporcionar uma experiência bastante interessante e peculiar para o leitor. Sem falar que essas imagens que você citou são bem bizarras mesmo. rs
Adorei a resenha!
Abraço!
"Palavras ao Vento..."
www.leandro-de-lira.blogspot.com
Que livro lindo! Não costumo ler esse tipo de história, mas fiquei bem interessada por essa.
ResponderExcluirSó pela edição já deve valer a pena!
Beijos ;*
www.naestradadafantasia.com
Oi Livy!
ResponderExcluirQue livro sinistro! ahahaha não sei se faria leitura, mas fiquei curiosa com os seus comentários sobre o livro \o/
Bjks!
http://www.historias-semfim.com/
Boa tarde Livy, você me foi apresentada através de uma colega de grupo de Blogs.
ResponderExcluirE vim visitar e conhecer seu espaço.
Amei o layout, amei a resenha a primeira resenha que estou lendo aqui...rsrs
Gosto muito de histórias antigas, pelo menos foi o que me pareceu com enredo da historia e as fotos.
Ainda não tinha visto falar de dele, mas com certeza adoraria a leitura.
E quem sabe depois não assistir o filme também!!
Beijos.
http://devoreumlivroeoufilme.blogspot.com.br/
Gostei tanto da sua resenha, que adicionei na minha wishlist literária.
ResponderExcluirBeijos
http://beingasunshine.blogspot.com
Gente, adorei sua resenha! Esse livro parece ser intrigante. Já tinha ouvido falar mas nunca dei muita bola, agora que soube que vai virar filme e sairá das mãos de Tim *maravilhoso* Burton, fiquei super curiosa!
ResponderExcluirÓtimo post, beijoss
Caramba, parece ser bom mesmo hein. Mas cara apesar da resenha confesso que o que chamou minha atenção mesmo foi essa capa. No começo eu pensei que seu livro que estava destruído juro. kkkkkkkkkkk
ResponderExcluirRealmente eles lacraram nela.
Inquietudes Secretas
Olá,
ResponderExcluirSempre tive curiosidade para ler esse livro, mas até hoje não tive oportunidade. A verdade é que adoro essas histórias peculiares, na verdade, amo!
Beijos.
Memórias de Leitura - memorias-de-leitura.blogspot.com
Eu adoro esse livro :) Não vejo a hora do lançamento dele no cinema, com certeza irei assistir.
ResponderExcluirVim aqui pelo link que vc deixou no Rotaroots :) Na postagem da menina pedindo blogs literários rsrs
Em 2013 eu resenhei ele e tinha um comentário muito interessante sobre a futura adaptação, mas eu tive um problema com o blog e perdi comentários antigos :'( Mas o comentário especulava que o autor estaria envolvido diretamente com o Tim Burton para a produção dele. Gosto quando os autores de envolvem pq o filme tende a seguir o enredo do livro direitinho rsrsrs
Se quiser ver, escrevi em 2013 http://goo.gl/N6FLNx
Beijos
www.expressopradois.com
Estou louca para ler este livro, porém não encontro em nenhum site para venda, sempre esgotado :(
ResponderExcluirAlguém pode me indicar onde posso encontrá-lo?
Vi o trailer do filme ontem. Sai correndo p comprar o livro... e já o terminei hj... porém são três livros e só achei o segundo...devorei...
ResponderExcluirO que achei estranho é na livraria ver o volume 1 por uma editora e o volume 2 por outra, sendo com tamanhos e encadernação diferentes.
ResponderExcluirExistem duas capas para o livro, mas o conteúdo é o mesmo?
ResponderExcluirIsso mesmo. e creio que as fotos tbm.
ExcluirOs conteúdos são os msm...
ExcluirOs conteúdos são os msm...
ExcluirEu li o livro um e o dois... Agora estou ansiosa pelo três. É muito bom!!!!
ResponderExcluirtem mais de um?
ExcluirAcabei de ler, simplesmente sensacional, ainda estou no delírio do clima, este livro vai ficar na memória pra sempre, o BUM da história me fez pular do sofá. Recomendo. #Partiulerosegundovolumedasérie.
ResponderExcluirEntrei na página para ler os comentários e pude ver que a maioria das pessoas gostou do livro, mas eu acheio muito fraco, exceto pelas fotos, mas o escritor é obviamente principiante. Comprei o livro depois de ler os miseráveis e talvez por isso tenha me decepcionado tanto, mas de qualquer forma, fica a dica para todos os que buscam algo mais que uma literatura infanto-juvenil para que pensem 2 vezes antes de comprá-lo
ResponderExcluirGanhei de presente de aniversario. Darei inicio a leitura dele esta semana. Espero gostar.
ResponderExcluirQuanto ao futuro filme, você sabe dizer se terá o mesmo nome do livro?
Obrigada
Acabei de ler esse livro e adorei. Li em ebook, mas mesmo assim a sensação em ver cada foto e a escrita durante a leitura foram experiências ótimas. Louca para ler a continuação.
ResponderExcluirhttp://praxeliteraria.blogspot.com.br/
Estou terminando de ler. Amando cada página.
ResponderExcluirMinha filha de 13 ganhou um de aniversário,estou achando que vai ter gente com pesadelos aqui em casa :s rs
ResponderExcluirDeus é muito livro bom para pouco dinheiro.
ResponderExcluirQuero esse livro, amo ler não importa o gênero contanto que prenda minha atenção. Vida sem leitura é uma vida sem graça, pois não podemos fazer uso da imaginação.