O Homem Perfeito
Livro cedido pela editora
ISBN: 9788581635736
Ano: 2014
Páginas: 224
Selo: Novas Páginas
Editora: Novo Conceito
Classificação:  ♥♥♥♥
Melina teve alguns relacionamentos ruins, outros péssimos... Mesmo assim, ela não desiste: um dia ainda vai encontrar alguém que a complete e que entenda algumas manias fofas que ela tem como comprar mais sapatos do que pode guardar ou tomar uma multa ou outra por excesso de velocidade. Ela faz a sua parte escrevendo um pedido ao universo, no qual descreve esse ser incrível nos mínimos detalhes. Agora é só esperar, certo? Melina não imagina, porém, que esse presente dos céus já existe, mas foi parar nos braços de uma mulher in-su-por-tá-vel. O que fazer quando o destino insiste em brincar com a sua paciência?

A nossa imaginação é uma grande tela de cinema, exclusiva e única, e durante a leitura deste livro eu me vi assistindo uma divertida comédia romântica, com direito até a alguns momentos dramáticos e intensos. A protagonista consegue nos levar junto com ela, dos meandros da sua atual situação caótica e infeliz, a uma viagem saudosa para sua época de adolescente, onde ela sente ter posto seu futuro amorosa a preder. Pois foi justamente aí que ela começou a esperar encontrar um homem perfeito para ser seu amor e, vejam só, criou até uma lista de tudo que esperava que ele fosse, e só esqueceu de olhar para os lados e como muitos de nós, não viu quem se encontrava muito perto dela. Então a partir desta época, só se envolveu com "homens defeitos" e quebrar a cara não se tornou apenas uma expressão mas sim uma constante nos últimos 10 anos.

Então quando esta história começa, Melina se encontra numa verdadeira derrocada final, tudo está perdido: emprego, saldo bancário, sua auto estima... tudo por causa do ex-chefe Roger, que também é o pulha do seu ex-namorado, que pisou feio na bola e ao qual ela devolveu numa verdadeira fúria avassaladora, durante uma importante apresentação de um trabalho a um cliente da empresa onde trabalhavam. Claro que ele não deixou barato e já foi lhe processando, o que literalmente ferrou com a moça, que apesar de poder contar com sua amiga, Nauane, com quem mora, decide não ser justo ficar nas costas dela. Assim Melina resolve colocar seus 282 pares de sapatos (sem os quais ela nem sonha ficar), em seu querido jipe Lúcifer, colocar seu orgulho de molho e partir de volta às suas raízes, ou seja, para a casa de seu pai, que fica junto à Pousada das Margaridas de seus queridos avós paternos. Ela sabe que com eles pode sempre contar e que poderá chorar a vontade e tentar a partir daí reerguer sua falida vida amorosa, assim como profissional.

Claro que ela não contava com algumas pequenas novidades, que a surpreendem até dizer chega: que seu primeiro e único verdadeiro amor, Bernardo, o qual ela abandonou aos 18 anos, sem uma única palavra de explicação ou um único e simples adeus, se tornou "o verdadeiro homem perfeito" de sua listinha básica. E que, "oh, ódio", está noivo justamente de sua mais odiosa e na verdade única arqui-inimiga (sem exagero gente, isto eu garanto) desde a mais tenra infância, Samantha, a quem Mel, por sinal, já arrebentou o nariz. Que verdade seja dita, gostaria muito de terminar o serviço que começou, mas como dizem, desgraça pouca é bobagem. As coisas não param por aí, os dois pombinhos são médicos no mesmo hospital em que o pai de Mel clinica e onde ele lhe oferece um trabalho e que ela aceitou, e agora? Claro que com a sorte azarada que a moça tem de sobra, apesar de seus sonho com um reencontro tipo "eu sou diva e estou muito bem", ela na verdade se esparrama toda na frente do rapaz (risos) e com direito à uma bela plateia.

E assim, entre as belezas de Paraty; os encontrões entre Melinda e Bernardo; um ocasional dar de cara com a jararaca da Samantha (que por sinal está com o nariz lindinho, assim como o resto, "ai, que ódio"); a história se desenvolve com muitos momentos super divertidos, assim como ocasionais encontros super tensos (e sensuais), muitas descobertas e reflexões e um final emocionante, que eu adorei.

A narrativa da Vanessa Bosso é super gostosa de ler, foi muito agradável minhas horas de loucas aventuras com esta personagem que tenta ser, sempre que possível, o mais honesta consigo mesma (veja bem, quando possível). Então entre papelões, escorregões, e sacolejos ela se encontra mais pronta para amadurecer e descobre realidades de si mesma que sempre evitou encaraR, e que agora ajudará a definir seu futuro e de outros.

Gostei muito de quase todos os personagens (afinal, a Samantha a gente até perdoa, mas não quer dizer que por isso temos que apreciá-la), gostei dos avós e dos pais de Mel, amei Nauane, pois aí está uma amiga que eu adoraria ter. Sempre pronta para ajudar (um verdadeiro pau para toda obra) sabe como ninguém colocar Mel em seu devido lugar e ainda de quebra dá a maior força para a moça agarrar sua felicidade futura com unhas e dentes (e sedução), mesmo quando ela resiste a isso. E Bernardo... bem, este nem vou falar, só posso acrescentar que foi um prazer conhecê-lo. Tem também "Espirito" (batizado assim por Mel) que além de ser um excelente chef do restaurante da Pousada das Margaridas, ainda é um amigo especial, confidente e ainda por cima é pouco vidente. Temos também Guilherme que é um caso um tanto complicado, pois num pisão de Mel, acabou sendo motivo de briga entre ela e Bernardo na juventude, e que além de ser um pedaço de mau caminho, vai querer se redimir pelos velhos tempos, dando uns empurrões em Bernardo para tentar acabar com o futuro casório com a praga do Egito ambulante (conhecida como Samantha).

E também achei interessante a autora deixar claro que nada na vida acontece por acaso, e que às vezes as coisas que consideramos ser uma desgraça sem volta, podem vir a ser motivo de amadurecimento e de um futuro melhor para nós e aqueles que amamos e conhecemos.

Só me resta dizer que eu adoraria ver este livro ser adaptado nas telonas, pois me diverti muito com esta leitura! O Homem Perfeito é um livro divertido e emocionante, mais uma ótima dica de livro nacional para você se deliciar!