Ah, mais um ano que se vai. Mas com ele muito aprendizado e momentos marcantes! 2013 acabou mas deixou para trás muitas coisas bacanas para se lembrar. E entre elas estão os Melhores do Ano.
Os melhores livros do ano
Bom, 2013 foi um ano de muita loucura, correria e acontecimentos conturbados. Então meu nível de leitura ficou um tanto prejudicado. Li ao todo 55 livros este ano. Uma média razoável de 4 livros ao mês. Nada mal! Mas espero realmente poder superar este marco em 2014. Agora confira os 10 melhores livros que li em 2013 (muito difícil de escolher):
A 5ª Onda de Rick Yancey

"Este livro é perfeito! E sem dúvida é uma das melhores distopias que já tive oportunidade de ler. Cheio de ação e aventura (e até mesmo romance) ininterruptas do início ao fim desta trama extremamente muito bem elaborada, e meticulosamente construída. Cada detalhe não é apenas mais um mero detalhe, mas sim uma peça fundamental para o desenvolvimento dos personagens, história e clima do livro. A cada linha lida eu ansiava por mais, e a cada página virada eu me surpreendia com um fato ou uma revelação da qual eu nem imaginava. Aliás, este foi um dos fatores que me fez gostar (amar) tanto do livro: me surpreender! Yancey consegue, com maestria, conduzir cada detalhe e me enfeitiçou. É incrível como as palavras têm o poder de nos transformar ou devastar, e o autor consegue esta façanha."
Em Chamas de Suzanne Collins

"Eu simplesmente amei o livro! A narrativa é envolvente e cativante demais! O livro está recheado dos elementos que mais gosto em distopias, além de ter uma história muito boa.Collins conseguiu evoluir a trama a um nível verdadeiramente empolgante e angustiante."
Como eu era antes de você de Jojo Moyes

"E eu chorei! Nunca em toda a minha vida de leitora chorei tanto, ou me emocionei tanto com um livro. Chorei como jamais havia chorado! Como uma criança! Chorei como se houvesse perdido um grande amor, ou um amigo, ou familiar! Chorei como se jamais fosse ler um livro tão belo em toda minha vida. Chorei com a dor da despedida. Eu fiquei verdadeiramente destruída. Eencantada! Simplesmente amei Como eu era antes de você, e até mesmo agora, passado dias do término da leitura, ainda me emociono demais ao falar do livro. Dá uma dorzinha no peito! Poderia falar e falar sem parar e mesmo assim não conseguiria exprimir tudo o que senti, o que pensei e o que gostaria de dizer sobre o livro. Jojo Moyes fez um excelente trabalho, e escreveu um livro maravilhoso, do qual só posso agradecer por ter lido. Se posso dizer algo, com toda certeza é: leia, leia e leia! "
O Pessegueiro de Sarah Addison Allen
"Nunca havia lido nada da autora, e fiquei maravilhada com sua narrativa. Descrevo o livro como pura poesia e magia, e me sinto transbordando de emoções. O livro é tão gostoso que dá vontade de comer, haha! Sarah aborda em seu livro sentimentos, sensações e reflexões sobre o amor; a amizade e seu significado; família e tradição; decepções, segredos e fidelidade; felicidade e sonhos, etc. E são estes elementos que compõem este bela história. Os valores que O Pessegueiro nos traz vai muito além do romance ou amor. É um livro que fala sobre o verdadeiro sentido da amizade. Que fala sobre os sonhos. Que fala sobre a vida."
No Limite da Atração de Katie McGarry

"No Limite da Atração me surpreendeu em muitos aspectos. E eu adorei a história. Cada detalhe sendo trançado e formando uma bela história de drama e romance. Com uma narrativa forte e consistente, muito agradável e envolvente. Eu adorei! Adorei os protagonistas e me emocionei ao final, com cada conquista e cada ato de liberdade e normalidade que eles conquistam. Por isso digo, este livro é muito mais que um romance juvenil. É um livro cheio de sensações e emoções; de descobertas e lutas; de despedidas e encontros. Para ler, sentir e refletir."
Fale! Laurie Halse Anderson

"Com uma narrativa em primeira pessoa, sob o ponto de vista da própria Melinda, Laurie Halse Anderson nos presenteia com uma genialidade incrível. Sua narrativa é simplesmente fantástica. Não tinha lido nada da autora e até o momento não tinha tido a oportunidade de ler nada que se compare ao que vi em Fale! A forma como a autora explora os sentimentos, dores e angustias da protagonista é de tamanha sensibilidade e tato que chega a doer. Fiquei realmente impressionada com a carga emocional do livro, e só tenho a dar os parabéns para Laurie. "
Irmã de Rosamund Lupton

"Estava aqui tentando encontrar uma palavra que definisse bem o livro, e o que senti ao lê-lo. Mas percebi que, não importa o quanto eu pense, não poderei achar uma única expressão que se encaixe perfeitamente. Pois este é um livro carregado de emoções, de sentimentos e de percepções. Cativante, envolvente, sincero, surpreendente... são algumas palavras que me vem à mente. Mas com certeza não definem ao todo, ou com clareza, a experiência que o livro Irmã, da autora Rosamund Lupton, me proporcionou. Primeiramente, não esperava tanto deste livro, que considero um dos melhores thrillers psicológicos que já tive a oportunidade de ler. Achei, erroneamente, que a história seria muito mais branda e banal. Mas me enganei. E isso foi muito bom!"
A Maldição do Tigre de Colleen Houck

"Eu adorei a história criada pela autora, principalmente por apresentar uma mitologia que não é muito explorada. Aliás, não havia lido nada, até o momento, com a mitologia hindu. Com certeza,Houck está de parabéns por ter se aventurado em um mundo totalmente diferente. O livro é rico em detalhes e me encantou. A todo momento, durante a leitura, pesquisava para me aprofundar mais nos deuses e saber mais sobre esta cultura. E gostei do resultado!"
Alma? de Gail Carriger

O Fim de Todos Nós de Megan Crowe

Este livro me surpreendeu em muitos aspectos. Principalmente porque não esperava uma história tão intensa e que me empolgasse tanto. Mas gostei.
"Ao decorrer da leitura, não só me vi totalmente envolvida com a narrativa de Crowe, como também não consegui largar o livro até chegar à última página! Sua narrativa se tornou viciante e me envolveu de uma forma que realmente não esperava. E... UAU! A autora me pegou de jeito em diversos aspectos. E um deles foi que, no fim das contas, eu acabei gostando muito do livro, algo para o qual simplesmente não estava preparada. E adoro este tipo bom de surpresa."
Ufa! Gostaram da minha seleção dos Melhores do Ano? Já leram algum desses livros? Quais? Conte também quais foram os melhores do ano para você!
4 Comentários
Li 48 livros em 2013. Os melhores, para mim, foram:
ResponderExcluirO Natal de Poirot - Agatha Christie /
O lado bom da vida - Matthew Quick /
Anjos e Demônios - Dan Brown /
Depois daquela viagem - Valéria Piassa Polizzi /
O menino do pijama listrado - John Boyne.
http://ymaia.blogspot.com.br/
Eu li 40 livros este ano, e reli alguns. Foi um ano de leituras incríveis, que se complementaram de muitas formas.
ResponderExcluirAdorei a retrospectiva, foi legal ter acompanhado suas várias "fases literárias" ao longo do ano, Livy! Espero que 2014 te traga muito mais!
aaah, quantos livros ótimos ;~~
ResponderExcluirquero muito ler A 5° Onda. vi sua resenha e fiquei super curiosa!
Como eu era antes de você também foi um dos melhores livros que li em 2013
li um outro livro da Sarah Addison e gostei muito da escrita dela. também quero ler O Pessegueiro :D
Comecei a ler No Limite da Atração, mas não estava em um momento muito bom e acabei travando a leitura. pretendo voltar em breve!
não li Fale! ainda, mas quero muito, pois também li outro livro da autora e fiquei encantada com a escrita dela *-*
ouvi muita gente elogiar Irmã. pretendo ler logo também :D
Não li nenhum dos livros que você citou, e dos citados os que mais quero são A 5º Onda e No Limite da Atração.
ResponderExcluirBjs, Rose