Você conhece a Vertigo, selo editorial do Grupo Autêntica? O selo irá lançar exclusivamente para romances policiais. Os seus primeiros três livros lançados na Bienal do Livro do Rio de Janeiro são: Os Sete Crimes de Roma”, do francês Guillaume Prévost, “Sete Dias em River Falls”, de Alexis Aubenque e “Meu Primeiro Assassinato”, da finlandesa Leena Letholainen. Confira mais informações sobre o surgimento do selo e seus livros:


Sobre:
O Grupo Autêntica, integrado pelas editoras Autêntica, Gutenberg e Nemo, amplia seu repertório com o lançamento do selo Vertigo, uma seleção de romances policiais de autores escolhidos dentre os melhores do gênero no cenário contemporâneo internacional. O nome do selo faz uma justa referência a um dos maiores clássicos do cinema, “Vertigo(no Brasil, traduzido para “Um corpo que cai”), e ao seu diretor, Alfred Hitchcock, o mestre dos filmes de suspense.

São três vertentes: romances de época, que nos levam de volta a Roma do Renascimento ou a Paris dos séculos XVIII e XIX, numa viagem repleta de enigmas e intrigas, com autores como Guillaume Prévost, Claude Izner e Jean-François Parot; romances policiais Scandi Crime, como pode ser chamada essa nova literatura escandinava, com autores como a finlandesa Leena Lehtolainen, o norueguês Gunnar Staalesen e a dupla dinamarquesa Lotte Hammer e Søren Hammer; e romances policiais de atmosfera, os “thrillers”, com seus mistérios e perseguições eletrizantes, de autores como Andrea H. Japp, Alexis Aubenque e Pierre Lemaitre. Cada um dos três sub-gêneros policiais serão identificados pelas cores das capas dos livros: O thriller, em laranja, o policial de época, com a frente vermelha, e o Scandi Crime, que possui as capas em azul.

Segundo o diretor executivo da Vertigo, Arnaud Vin, francês radicado no Brasil há cerca de 20 anos, “a Vertigo é uma coleção propositalmente diversificada, aberta e eclética, sem etiqueta nem rótulo, pensada para oferecer aos leitores ritmos diferentes, que os transporte a épocas, lugares e universos diversos. Uma coleção que tem várias cores e sabores”. Há desde romances que o leitor não vai conseguir parar de ler. Há os mais lentos, de atmosfera, que vão sendo desvendados aos poucos. 

Vários autores são de editoras francesas como Albin Michel, Calmann-Lévy, Jean Claude Lattès ou Robert Laffond. Na França, só em 2012, foram lançados quase 2 mil títulos e vendidos mais de 16 milhões de romances policiais. Mas há também finlandeses, noruegueses, dinamarqueses e islandeses. “Queremos ampliar ainda mais o prisma, oferecendo num futuro próximo obras da Espanha, Itália e Índia, ou mesmo do Chile e da Irlanda”, complementa Arnaud. “Todos com o mesmo ponto em comum: a qualidade”, sustenta.

Os livros da Vertigo terão formato 14 x 21 cm, entre 220 e 420 páginas e preços que variam de R$ 29,90 a R$ 39,90. Os primeiros títulos foram lançados na Bienal Internacional do Livro do Rio de JaneiroSete dias em River Falls – Algumas garotas escondem terríveis segredos…thriller policial do francês Alexis Aubenque, Os sete crimes de Roma – Roma, 1514. Leonardo da Vinci conduz a investigação…, policial de época escrito por Guillaume Prévost, cujo detetive é nada menos que Leonardo da Vinci, e Meu primeiro assassinato – Uma estreia de tirar o fôlego para Maria Kallio…, da finlandesa Leena Lehtolainen.

Estão programados pelo menos mais quatro lançamentos para 2013Estava escrito – O que realmente sabemos sobre nossas crianças?, do norueguês Gunnar Staalesen,A fera interior – Podemos fazer justiça com as próprias mãos?, dos irmãos dinamarqueses Lotte e Søren Hammer, que saem em outubro. Em novembro, serão lançados Na mente o veneno, de Andrea H. Japp Mistério na rua de Saints-Pères, escrito por Claude Izner. Outros dez títulos já estão em processo de produção, com previsão de lançamento em 2014.

Veja os livros já publicados: