O Iluminado
Stephen King
Tradução: Betty Ramos de Albuquerque
Título original: The Shining - 1977
ISBN:
9788581050485
Lançamento:
01/11/2012
288 páginas
Preço:
R$ 59,90
Editora: Suma de Letras
Pontuação: ♥ ♥
Sinopse: A luta assustadora entre dois mundos. Um menino e o desejo assassino de poderosas forças malignas. Uma família refém do mal. Nesta guerra sem testemunhas, vencerá o mais forte. Danny Torrance não é um menino comum. É capaz de ouvir pensamentos e transportar-se no tempo. Danny é iluminado. Será uma maldição ou uma bênção? A resposta pode estar guardada na imponência assustadora do hotel Overlook. Em O iluminado, quando Jack Torrance consegue o emprego de zelador no velho hotel, todos os problemas da família parecem estar solucionados. Não mais o desemprego e as noites de bebedeiras. Não mais o sofrimento da esposa, Wendy. Tranquilidade e ar puro para o pequeno Danny livrar-se das convulsões que assustam a família. Só que o Overlook não é um hotel comum. O tempo esqueceu-se de enterrar velhos ódios e de cicatrizar antigas feridas, e espíritos malignos ainda residem nos corredores. O hotel é uma chaga aberta de ressentimento e desejo de vingança. É uma sentença de morte. E somente os poderes de Danny podem fazer frente à disseminação do mal.

Há muito tempo que eu vinha querendo ler esse livro do Rei Stephen King, mas nunca surgia uma oportunidade favorável. Até a reedição do livro pela Suma de Letras. Quando vi a capa do livro, disse para mim mesma: é agora ou nunca. De todas as capas do Iluminado editado no Brasil, essa é a melhor e mais assustadora. E é a que inspira o leitor ao verdadeiro clima de suspense, terror e paranormalidade encontrado no livro. Mas deixo a maravilhosa capa do livro de lado e me permito adentrar o mundo assustador de Stephen King. 

O Iluminado é o primeiro livro do autor que leio. Mas já assisti a quase todos os filmes baseados em seus livros. O Iluminado é um deles, obviamente. Assisti tanto a versão cinematográfica de Stanley Kubrick, lançado em 1980, quanto a versão produzida para a TV de 1997. Assisti ambas as versões em DVD. As duas versões, a meu ver, são adaptações maravilhosas. E foram elas que me instigaram a ler o livro.

Francamente, não me arrependi. De todos os livros que poderia ler do autor, O Iluminado, com certeza foi uma ótima escolha. Nele você encontra todos os elementos que consagraram Stephen King como o maior e o melhor escritor de terror/horror de todos os tempos.

Em O Iluminado você vai encontrar: suspense (muito, mas muito suspense do começo ao fim, principalmente quando as coisas começarem a acontecer no Hotel Overlook); terror (tanto psicológico quanto sobrenatural, e em alguns momentos, até surreal); drama (a situação vivida por Danny, o filho de Jack Torrance, e sua mãe é triste, antes do hotel, e desesperado, no Hotel); mistério (envolvendo a construção do Overlook, as muitas celebridades que se hospedaram lá ao longo das primeiras décadas do século XX, e as tragédias que as envolveram); miticismo, panormalidade, renúncia, ódio, perdão, amizade, amor. São outros elementos que podemos encontrar nessa magnífica obra.

Jack Torrance é um escritor decadente e sem inspiração, que sofreu por anos com o alcoolismo e que, as duras penas, tenta sustentar a esposa, Wendy, e o filho, Danny. A relação conjugal está estremecida, por causa das constâncias de Jack com a bebida. Uma proposta para ir trabalhar como zelador de um hotel famoso e antigo, em uma estância turística nas montanhas, faz com que a família Torrance veja nessa oportunidade uma forma de pai, mãe e filho poder reconstruir o afeto desgastado e perdido por causa dos rompantes violentos de Jack. O hotel está sendo fechado por causa do inverno, e a família ficará sozinha ali para manter as intalações funcionais até a próxima temporada. Jack está animado com a oferta do emprego e com a possibilidade de poder ficar num lugar que tem tanto a oferecer em termos de paz e tranquilidade, ainda mais para um escritor que está tentando encontrar uma grande história para escrever. De fato, o que ele encontrará é mais do que uma boa ideia para seu livro. Jack irá mergulhar na verdadeira história e essência do Hotel Overlook, arrastando consigo a sua família para um pesadelo de terror indiscritível. A única esperança de saírem vivos dali está nas mãos do menino Danny. Um garoto paranormal com poderes sensoriais muito avançados. Ao chegar no hotel, Danny sente a presença das forças que se ocultam entre as paredes do imenso resort. Quando os horrores absorvidos pelo hotel, nas inúmeras décadas de sua existência, começarem a sair das sombras, Danny contará apenas com a ajuda de Tony, seu amigo imaginário, para salvar os pais de um mal que supera tudo o que é racional e humano.

Há duas cenas no livro que me fizeram perder o sono à noite. Uma é a cena da mulher na banheira. A outra, é quando Jack pega um taco de roque e parte para cima de Wendy e Danny. A cena dos arbustos em forma de arnimais, ganhando vida, também é uma das minhas favoritas. O baile de máscaras e a adesão de Jack ao grupo, também é apavorante.

Stephen King possui uma narrativa única. Seu modo de perceber os elementos que compõem uma boa história de suspense e terror é própria. Ele, melhor do que ninguém, sabe como criar uma atmosfera envolvente que vai nos enrodilhando gradativamente, como em uma espiral ascendente, e nos força a seguir (com os olhos da mente) o caminho que ele tão ardilosamente traçou para nós ao longo das páginas dos seus romances. Sua escrita é inconfundível e imitada em todo o mundo. Ele se aprofunda de uma tal maneira em seus personagens que se torna simplesmente impossível não amá-los ou odiá-los. Nenhum detalhe ou particularidade da trama, ou descrição de cena, é feito de forma vã. Tudo possui um significado profundo, duplo e ambíguo, por mais explícito que seja.

Stephen King sabe trabalhar com o nosso inconsciente. Sabe perfeitamente onde deve tocar para nos causar medo. King usa arquétipos do nosso subconsciente, os nossos medos mais recônditos, e os recria em sua obra.

Em O Iluminado, King não deixa por menos. O livro traz fortes elementos de paranormalidade, possessão, fantasmagoria, pesadelos, sussurros sobrenaturais, forças sinistras espreitando nas sombras, entre outras coisas. Este livro mostra-se um trabalho maduro. É o terceiro livro que o autor escreveu e é o primeiro a virar best-seller em uma edição com capa-dura. É considerado o melhor trabalho literário do autor, considerado por muitos críticos como a sua obra máxima. Nela estão reunidos muitos dos elementos que consagraram Stephen King como o ícone dos romances de horror. A maioria dos seus livros ou foram adaptados para o cinema ou para séries de TV. Ele é, na atualidade, um dos autores de ficção mais lido, prestigiado, filmado e cobiçado de todos os tempos.

Não é de se estranhar que seu sobre nome é Rei!

Para você que ainda não conhece as obras de Stephen King, O Iluminado, editado pela Suma de Letras, lançamento de 2012, é uma ótima e imperdível iniciação. Uma obra indispensável para os amantes do terror sobrenatural. Um prato cheio para os fãs do autor, podendo ler ou reler O Iluminado em uma edição novínha.