Charlotte Street
Danny Wallace
ISBN: 9788581630038
Tradução: Bruna Cruz
Número de páginas: 400
Ano:
2012
R$
29,90
Editora: Novo Conceito
Pontuação: ♥ ♥  
Tudo começa com uma garota... (porque sim, sempre há uma garota...) Jason Priestley acabou de vê-la. Eles partilharam de um momento incrível e rápido de profunda possibilidade, em algum lugar da Charlotte Street. E então, em um piscar de olhos, ela partiu deixando-o, acidentalmente, segurando sua câmera descartável, com o filme de fotos completo... E agora Jason — ex-prodessor, ex-namorado, escritor e herói relutante — se depara com um dilema. Deveria tentar seguir A Garota? E se ela for A garota? Mas aquilo significaria utilizar suas únicas pistas, que estão ainda intocáveis em seu poder... É engraçado como as coisas algumas situações se desenrolam...

Todos nós em algum momento de nossas vidas passamos por conflitos. Seja com pessoas que conhecemos, com o trabalho, faculdade, amigos, um amor, ou até mesmo com a própria vida. Um dia eu ou você já passamos ou passaremos por uma crise existencial, em que questionaremos tudo aquilo que temos feito e que ainda viremos a fazer.

Jason Priestley passa por uma baita de uma crise em sua vida. Depois de terminar um relacionamento com seu grande amor, Sarah, ele se vê perdido. Ex-professor, (depois de passar por um grande trauma) agora trabalha com críticas em um jornal gratuito chamado London Now. Vivendo com o amigo Dev, em um apartamento pequeno em cima de uma loja de antiguidades do mundo dos video games (do Dev), e ao lado do que todos acham ser um bordel, mas não é, Jason tenta encontrar o seu caminho e abraçar "o momento". Aquele momento na vida que, quando se agarra com as duas mãos, te leva a grandes acontecimentos. Aquele momento em que sua vida muda para sempre e você pode se considerar alguém, alguém que será lembrado por algo realmente importante, heroico ou não.

Quando Jason se depara com uma garota (um tanto quanto atrapalhada) cheia de sacolas, tentando entrar em um táxi, em Charlotte Street, ele fica encantado. Mas tudo o que ele consegue deste breve encontro é um câmera descartável que a estranha "esqueceu" por engano, a deixando cair de suas sacolas ou bolsa. Então, talvez estivesse aí o tal do momento, o qual Jason deveria agarrar. Uma faísca de esperança em sua vida um tanto destroçada. A partir da revelação das fotos da câmera perdida, ele começa a sentir-se ligado à moça e nos deparamos com diversos acontecimentos da vida de Jason e também sua busca, com a ajuda e encorajamento de seu amigo Dev, para achar A Garota.

Danny Wllace, com sua narrativa irreverente e inteligente, nos apresenta não uma história de amor romântico, mas uma história sobre o amor próprio. Pelo menos foi a esta conclusão que cheguei! Este é um livro que nos apresenta a história de um homem em busca de si mesmo. A sinopse me enganou de início, pois achei que o livro estaria recheado de romance (uma comédia romântica), mas na verdade ele se trata mais sobre redenção. Amizade, sonhos, esperança, coragem, perdão, são temas utilizados pelo autor. Onde achei que iria encontrar um livro totalmente engraçado, me surpreendi ao encontrar algo mais sério. Ver a trajetória de Jason, e o quanto ele cresce e amadurece é o ponto forte do livro, e em muitos momentos me senti tocada.

O autor construiu uma trama gostosa e edificante, com personagens maravilhosos. O bacana do livro é que não há magia, fantasia, seres sobrenaturais ou acontecimentos mirabolantes e extraordinários. Tudo o que vemos é o cotidiano da vida londrina e de um homem lutando para ser feliz e se achar, como tantos outros, nesta selva de pedra. As situações pelas quais os personagens centrais passam são em muitos momentos hilários, em outros um tanto tristes, mas tudo compondo um livro muito interessante.

Uma coisa que percebi, mas não me incomodou muito, é o fato de que o autor não deixa claro todos os detalhes de alguns personagens, como suas constituições físicas. Ele apenas nos dá leves pinceladas. Mas este fator não atrapalha no desenrolar da narrativa.

Devo parabenizar a capa nacional, que ficou linda e muito mais bonita que a original. Realmente um trabalho de muito bom gosto.

No geral, o que eu tenho para dizer é que Charlotte Street  vai te surpreender. Com momentos divertidos, diálogos inteligentes, tiradas de gênio, ótimos personagens e uma boa história, Danny Wallace me encantou com sua narrativa direta e crua. Terminei o livro emocionada com toda a evolução do personagem, e tirei diversas lições para se pensar. Este é um livro que vale a pena ler, se divertir e refletir, pois a mensagem que o livro passa é muito construtiva.