Um príncipe aventureiro, perdido no deserto, entra em um antigo castelo em ruínas para passar a noite. Uma aura de maldição paira no lugar. Ele se vê envolvido em uma história que se repete há muitos anos e de cujo desfecho ele terá de participar, ou será para sempre prisioneiro do castelo. Assim, o príncipe acompanha o batizado de uma princesa amaldiçoada por uma estranha e sensual feiticeira, que o seduz com seu canto mágico e lhe promete poder e imortalidade.

A esta altura do campeonato tenho certeza que, para os que acompanham o blog, não é mais segredo que eu sou *cof cof* viciada em quadrinhos. Outra paixão imensa são os contos de fadas e suas releituras. Então quando eu recebi esta linda edição em capa dura de Adormecida: cem anos para sempre, da Editora BesouroBox, foi amor à primeira vista.


Segundo a autora, Paula Mastroberti, esta história é uma releitura de A bela Adormecida. Este é o primeiro trabalho em quadrinhos da Paula, que teve seu início em 1988. O interesse e amor da autora por contos de fadas surgiu desde pequena, e continuo na vida adulta. Sempre fascinada por mitologia, e leitora ávida de Andersen, Grimm e Oscar Wilde, Paula seguiu lendo os contos originais em suas versões integrais, e admirando os quadrinistas europeus de ficção científica e fantástica. Paula também estava apaixonada por frandes artistas como Gustave Doré, Arthur Rackham e Charles Robinson


De todo este amor surgiu Adormecida: cem anos para sempre. Esta versão criada por Paula é uma releitura do conto A bela adormecida no bosque ou A rosa selvagem, de Perrault ou Grimm. Este projeto foi feito lentamente, e era mais algo pessoal do que algo que ela tinha a intenção de publicar. Finalizada entre 1988 e 1990, só vinte anos depois seu conto em quadrinhos ganhou uma edição, e é resultado de grande dedicação, paciência e carinho. O resultado é magnífico, eu realmente estou encantada com seu trabalho cuidadoso, meticuloso e detalhista.


Cada página desta HQ foi feita separadamente por Paula, e em cada uma ela assinou com o mês e data da finalização do trabalho. Cada página foi feita individualmente, e depois juntadas para formar a história de Adormecida: cem anos para sempre. Eu fiquei impressionada com a paciência que ela teve para desenvolver seu projeto, que demorou dois anos para ser concluído. 


A história em si está muito bem contada, e demonstra toda a maldade, frieza e sedução da feiticeira, e toda a obscuridade da maldição. Também me chamou a atenção as cores que a Paula utilizou: cores fortes, em sua maioria tons pastéis, mas a cor predominante é o verde. Me pergunto se ela utilizou deste meio para enfatizar ainda mais a terrível maldição e o jugo da feiticeira, como algo pérfido, doentio, etc., pois foi esta a impressão que tive.


Outro ponto que me chamou a atenção é a riqueza de detalhes e o traço de Paula. Aqui cada detalhesé lindamente e ricamente desenhado, e eu adorei o resultado. Eu, como desenhista e admiradora de quadrinhos e arte, fiquei realmente admirada. Cada página é uma obra de arte por si própria, e em conjunto formam uma obra que dá gosto de se ter na coleção. 

Adormecida: cem anos para sempre foi publicado pelo selo 8Inverso da Editora BesouroBox, selo que publica as graphics novels e quadrinhos da editora.

Para saber mais acesse: http://www.besourobox.com.br/ ou http://www.besourobox.com/8-graphics-ct-d2dbb.

  ISBN 978-85-62696-17-6 | Ano 2012 |  48 Páginas | Valor: R$51,00 | Volume Único | Formato 28,5cm x 21,5cm Arte e história por Paula Mastroberti | Editora BesouroBox | Selo 8Inverso
Livro cedido pela editora para resenha
Classificação: ♥♥♥