© Foto e Texto por Livy

Penso na vida como um quadro, uma obra de arte inacabada, da qual a cada experiência e aprendizado, vou colorindo-o com cores. Costumo pensar nas cores da vida, cores que vão formando, criando, transformando meu quadro! Sempre procuro olhar para as coisas que conquistei, que tenho e que amo. Ser grata pelo que possuo e pelas pessoas que me amam. E apreciar os momentos da vida que me são tão preciosos. Tudo isto colore a vida com tons mais bonitos.

Gosto de apreciar cada momento como se fosse o último: sentindo e enxergando cada nuance e tonalidade destes momentos. As cores do céu nas primeiras horas da manhã, com os raios de sol por entre as nuvens. As cores do sorriso amoroso de minha mãe. Do olhar brilhante, inocente e fiel de meu cachorro; e as tonalidades de alegria quando me vê chegando em casa. As cores das gotas de chuva batendo contra a calçada, e o as nuances do vento batendo em meus cabelos. As cores que formam uma tempestade, e os raios vibrando no céu escuro; as cores da brisa arrastando as folhas do outono; as cores do sono trazendo sonhos.

E tantas outras cores: o pôr-do-sol; as folhas das árvores balançando sob o vento; a delícia de uma água gelada no verão - ou de um banho gelado; as mil cores que uma leitura proporciona; de vencer as dificuldades a cada dia; de aprender coisas novas; de ouvir músicas que me toquem; ver uma flor desabrochando; sentir o amor no coração; respirar profundamente; esticar as mãos ao céu e me sentir feliz e livre...

Claro, há as cores nem tão bonitas assim. Que trazem com elas tristeza, dor, angústia. Cores que marcam momentos difíceis e penosos, de muita luta. Mas estas cores também tornam minha pintura mais forte, nítida e viva. Pois delas surgem outros tons mais suaves, de perseverança e de fé.

Cada cor da minha vida é especial. Cada pincelada - as cores vibrantes e alegres, ou as escuras e sombrias - me ensinaram, me moldaram. Cada pincelada de cor formando uma pintura em meu quadro inacabado. Cada pincelada é um aprendizado, uma memória, uma experiência que ilustram um quadro que ainda tem espaço para formar uma bela pintura.

Pois cada dia - assim como se levanta o Sol todo dia de manhã - se renova e nos traz uma nova oportunidade de aprender, melhorar e sermos felizes. Nos traz novas tonalidades para nossa vida. Assim vou colorindo minha existência com pequenas porções de cor, pintando meu quadro dia após dia, com calma, pois ainda há tantas cores para ver e viver!