Sei que muitos de vocês irão pensar que sou muito cruel por fazer vocês passarem vontade, pois sempre mostro alguma novidade colecionável (e totalmente desejável) aqui no blog. Minha intenção não é essa, acreditem em mim, mas sempre que descubro algo que me agrada (e que tenha relação com o mundo dos livros, dos filmes, personagens, contos de fadas, etc.) eu procuro compartilhar com vocês, pois adoro conhecer coisas novas. E simplesmente tenho que dividir minhas descobertas com vocês.  

E hoje não poderia ser diferente, pois vou mostrar minha mais nova descoberta: o trabalho lindo de viver do artista Jim Shore.

Sobre Jim Shore:

A enorme popularidade do premiado artista Jim Shore é o resultado de uma vida inteira de dedicação, inspiração e trabalho duro. E como a maioria das pessoas de sucesso, um pouco de sorte também. Como Jim coloca: "A arte é algo que eu fiz por toda a minha vida. É o que eu sempre amei e é a única coisa que eu sempre quis fazer. Mas ganhar a vida como artista não é fácil. Existem milhares de pessoas talentosas por aí que nunca tiveram a chance de mostrar o que podem fazer. Eu tive sorte. Não só posso fazer o que eu amo, mas compartilhá-lo com pessoas ao redor do mundo. Me foi dado um tremendo presente e agradeço a Deus por isso todos os dias".

Jim Shore cresceu na zona rural da Carolina do Sul, filho de pais artistas que lhe incutiram o amor pela tradicional cultura americana. Sua avó lhe ensinou a ter paciência e a habilidade necessária para trazer intrincados desenhos à vida. Jim inspirou-se nessas raízes. "Há uma inocência, pureza, nos desenhos encontrados na arte americana, particularmente em colchas. Coleciono quilts que datam de mais de 150 anos e quando eu olho para o nível de habilidade e criatividade fico espantado. A arte de todos os dias, é encontrado muitas vezes em ambientes humildes". Inicialmente Jim estudou engenharia e recebeu um diploma em negócios, não arte. Ele apoiou sua jovem família como engenheiro, aprimorando suas habilidades como escultor e pintor nas horas vagas.


Mas a paixão de Jim era a sua arte e depois de vários reveses financeiros, ele fundou seu próprio negócio para a fabricação de seus projetos. Foi difícil no começo. "Nós fomos para o nosso primeiro show com apenas algumas peças e nenhum plano real de como nós enviaremos todas as encomendas que recebemos", Jim lembra: "Nós não temos uma fábrica ou um armazém ou uma equipe. Foi muito bonito um sendo a ajuda e esperança do outro. Felizmente, fizemos os contatos certos e tudo deu certo". Dentro de três anos o empreendimento de Jim teve mais de 350 funcionários e mais encomendas do que eles poderiam conceber. De fato, as demandas tornaram difícil para Jim se concentrar em sua arte. "Eu precisava me concentrar exclusivamente nos elementos criativos e artísticos do meu trabalho, e isso significava encontrar o parceiro certo". Não havia nenhum parceiro melhor do que Enesco, líder mundial em presentes de marketing, colecionáveis ​​e acessórios decorativos. Em 2001, Jim e Enesco entraram em um acordo para a criação do Heartwood Creek by Jim Shore, a linha de folk-art de acessórios inspirados no Natal e anjos que lhe trouxeram fama.

Ao trabalhar com Enesco, Jim aperfeiçoou seu estilo único, que combina elementos da arte popular com uma paleta de cores vibrante aplicado a temas tradicionais. Para Jim, Papai Noel não é apenas um personagem, ele é uma tela a ser pintada. 

Mas a grande parte da popularidade de Jim é baseada em sua parceria de sucesso com a Disney. Jim aplicou à personagens da Disney seu estilo único e criou o Disney Traditions, uma das linhas de co-marca de maior sucesso no presente e da indústria de decoração e colecionáveis. "Estou extremamente orgulhoso da minha associação com a Disney e não consigo pensar em um nome mais importante na cultura popular americana, é um privilégio estar relacionado com esse tipo de tradição." A linha em parceria com a Disney vendeu mais de U$ 100 milhões e pode ser encontrada em parques da Disney e lojas em toda a América do Norte, Europa, Austrália e Ásia. Além, é claro, na própria loja do artista.

Hoje Jim pessoalmente projeta cada uma de suas coleções, enquanto trabalhava em novas direções e formatos criativos. É uma carga pesada, aumentada com uma agenda de viagens que inclui mais de 50 apresentações pessoais por ano. "Eu prosperei na diversidade", diz Jim. "E eu amo o que faço. Mas a coisa mais gratificante que eu faço é sair e conhecer as pessoas que trabalham, pessoas que compartilham do entusiasmo para o que eu faço. Para um artista, não há maior elogio."  (Fonte)

Disney Traditions:

Gente, eu simplesmente estou apaixonada pelo trabalho de Jim Shore. As cores e detalhes de cada trabalho é magnífico e único. Vamos ver um pouco da sua coleção Disney Traditions?   Babem comigo (clique nas imagens para ver em tamanho original):


Detalhe para a Merida e para as irmãs do Frozen. Nem preciso dizer que amei, não é!?  E acreditem quando eu figo que estas fotos não mostram nem metade do trabalho lindo de Jim.

Links:


E vocês, o que acharam do trabalho deste artista? Já conheciam? Já viram pessoalmente? Qual mais gostaram? Me contem, estou curiosa para saber o que acharam, hein!? =)