A Editora Valentina está promovendo a Semana Passarinha de Conscientização do Autismo. E estou aqui para bater um papinho com vocês. Ao longo da semana irei trazer matérias e assuntos sobre o tema. Vamos conversar, trocar ideia e acima de tudo entender como podemos nos movimentar pra fazer nossa parte pela conscientização e para ajudar. Estão preparados?
O que é autismo?
O autismo é uma disfunção de desenvolvimento. Fundamentalmente afeta a forma como o individuo se socializa (como interage e constroi relacionamentos) e se comporta (como percebe e responde ao ambiente e ao mundo), assim como a percepção de si mesmo.
O autismo é reconhecível pelos sintomas que impedem ou dificultam seriamente o processo de entrada na linguagem para uma criança, a comunicação e o laço social. As estereotipias, as ecolalias, a ausência de linguagem, os solilóquios, a auto agressividade, a insensibilidade à dor ou a falta de sensação de perigo, são alguns dos sintomas que mostram o isolamento da criança ou do adulto em relação ao mundo que o rodeia e sua tendência a bastar-se a si mesmo. Os principais sintomas são: isolamento; alterações de linguagem ou ausência de comunicação; temor de mudanças; etc.
Dia 2 de Abril, dia mundial da conscientização do autismo
Dia 2 de Abril é o Dia Mundial do Autismo e foi criado pela Organização das Nações Unidas, em 18 de Dezembro de 2007, para a conscientização.
Nesta data tão importante muitos monumentos ganham a cor azul. Em 2011, o Brasil teve o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, iluminado de azul. A Ponte Estaiada em São Paulo também, assim como os prédios do Senado Federal e do Ministério da Saúde em Brasília, o Teatro Amazonas em Manaus, a torre da Usina do Gasômetro, em Porto Alegre, entre muitos outros. Em Portugal, monumentos e prédios, como a Torre dos Clérigos e a estátua do Cristo Rei em frente a Lisboa também foram iluminados de azul para a data. No mundo ficaram iluminados também vários cartões-postais, como o Empire State Building, nos Estados Unidos; a CN Tower, no Canadá; entre outros. Este movimento mundial é chamado de "Light It Up Blue", iniciado nos Estados Unidos.
Em 2014 não será diferente e o Cristo Redentor voltará a ficar azul. Em São Paulo o Viaduto do Chá, a Assembléia Legislativa, entre outros, também serão tomados pela cor azul.
“A idéia é iluminar pontos importantes para chamar atenção sobre o assunto, porque autismo ainda é uma palavra desconhecida para muitos”, disse a presidente da AMA Litoral de Balneário Camboriú. Fonte do texto
Porque a cor azul é tão importante nesta data?
O"Light It Up Blue" é muito importante para o conhecimento mundial da conscientização do autismo, mas muitos não sabem porque a escolha é a cor azul. O azul foi definido como a cor símbolo do autismo, porque a síndrome é mais comum nos meninos (na proporção de quatro meninos para cada menina).
O Quebra-Cabeça e o autismo
A ideia da fita vermelha retorcida formando um pequeno "A" ,como símbolo de luta contra AIDS ficou mundialmente famoso e um dos dos artistas sugeriu a criação de um símbolo único, público e que mostrasse solidariedade em relação aos portadores HIV. Este movimento com a fita inspirou outros grupos a aderirem o símbolo como forma de simbolizar uma causa. Exemplos disto são: a fita preta representando o luto; a fita rosa para o câncer de mama.
A fita colorida com um quebra-cabela tem sido usada para representar o autismo. O quebre-cabeça simboliza o mistério, a complexidade, a dificuldade do autismo. As cores diferentes representam a diversidade das pessoas convivendo com o autismo. Fonte do texto
A fita colorida com um quebra-cabela tem sido usada para representar o autismo. O quebre-cabeça simboliza o mistério, a complexidade, a dificuldade do autismo. As cores diferentes representam a diversidade das pessoas convivendo com o autismo. Fonte do texto
Agora que vocês sabem o que é o autismo, se preparem para os próximos dias. Vocês irão conhecer filmes, artistas, instituições e muitas coisas bacanas voltadas para o tema. Aguardem!
0 Comentários