Então é Natal, e o que você fez? O ano termina, e nasce outra vez... 

Chegou a época mais nostálgica do ano! Pelo menos para mim, é uma época muito especial, cheia de lembranças. De verdadeira magia. Momento de reunir a família, de dar e receber presentes. Momento de sentir, pelo menos uma vez, o que é união, o que é harmonia. Momento de introspeção e auto-avaliação.

Mas vai muito além disso! Tirando o lado religioso, que claro, é muito importante, esta é uma data para reflexão. É o momento em que paramos para refletir em tudo que fizemos no decorrer do ano, em tudo aquilo que conseguimos realizar e tudo aquilo que perdemos. O momento do ano em que relembramos todos os momentos que vivemos. Onde olhamos para trás e vemos o quanto crescemos ou não, o quanto realizamos ou não.

É aquela velha história do copo estar meio vazio ou meio cheio. Prefiro, neste momento, pensar que o copo está meio cheio. Pois por mais que não tenhamos realizado tudo aquilo que gostaríamos e que colocamos como meta para o ano que se passou, sempre temos muito o que aprender com tudo o que vivemos. 

Para mim, por exemplo, este foi um ano de muitas perdas e até mesmo tristeza! Mas ao mesmo tempo, não posso deixar de olhar para trás e ver que mesmo em meio a muitos problemas e dificuldades, tive sim, muitos momentos bons e de alegria também. Nada é tão ruim que não haja luz! Pense nisso! No meu caso, sim, houve muitos momentos de felicidade e realizações, e não posso olhar para trás sem ser grata por tudo que passei, até mesmo pelas coisas ruins! Por isso, volto a dizer, gosto de ver as coisas pelo lado positivo! O tal do copo meio cheio. 

E agora, com o ano chegando ao fim, é o momento certo para refletir! Guardar na memória tudo o que foi bom, levar consigo tudo o que te serve e te faz bem... e aprender com tudo aquilo que te fez cair de joelhos ou te fez bobear e chorar. Agora é o momento de pensar em tudo aquilo que aprendeu, e erguer a cabeça seguindo em frente, olhando para o que te aguarda lá na frente!

Sabe aquela listinha com o que você pretende fazer em 2014? Pois bem, não deixe apenas no papel! Faça o possível para realizar. Corra atrás e comece já! Pense positivo e acredite, pois ainda há muitos sonhos e realizações por vir!

Meu mais sincero desejo para todos vocês de um Feliz Natal! Com saúde, paz, harmonia, alegria, renovação para vocês e suas famílias. E claro, muitos livros hohoho!