O Olho do Mundo, primeiro volume da série A Roda do Tempo, de Robert Jordan
Um dia houve uma guerra tão definitiva que rompeu o mundo, e no girar da Roda do Tempo o que ficou na memória dos homens virou esteio das lendas. Como a que diz que, quando as forças tenebrosas se reerguerem, o poder de combatê-las renascerá em um único homem, o Dragão, que trará de volta a guerra e, de novo, tudo se fragmentará. Nesse cenário em que trevas e redenção são igualmente temidas, vive Rand al’Thor, um jovem de uma vila pacata na região dos Dois Rios. É a época dos festejos de final de inverno — o mais rigoroso das últimas décadas —, e mesmo na agitação que antecipa o festival, chama a atenção a chegada de uma misteriosa forasteira. Quando a vila é invadida por Trollocs, bestas que para a maioria dos homens pertenciam apenas ao universo das lendas, a mulher não só ajuda Rand a escapar, como o apresenta àquela que será a maior de todas as jornadas: ela é uma Aes Sedai, artífice do poder que move a Roda do Tempo, e acredita que Rand seja o profético Dragão Renascido. Aquele que poderá salvar ou destruir o mundo. 

Dias de Sangue e Estrelas, segundo volume da série Feita de Fumaça e Ossos, de Laini Taylou
Era uma vez, um anjo e um demônio que se apaixonaram e se atreveram a imaginar uma nova forma de viver. Sem massacres e gargantas rasgadas e fogueiras de Caídos, sem fantasmas ou exércitos bastardos ou crianças arrancadas de braços de suas mães. Sem matar e morrer. Uma vez, os amantes estavam juntos em um templo secreto de uma Lua e sonhavam com um mundo que era uma como uma caixa-de-jóias sem uma joia. Um paraíso esperando por eles para encontrá-lo e preenchê-lo com a sua felicidade. Mas isso não era desse mundo.

Como Pegar a Joia do Dração, décimo volume da série Como Treinar seu Dragão, de Cressida Cowell
A história continua no décimo volume das memórias do Soluço de Como treinar o seu dragão. As coisas para Soluço ficaram muito escuras, de fato. A rebelião do Dragão começou, Melequento é o novo chefe da tribo Hooligans, Stoico foi banido e Alvin, o traiçoeiro, que tem oito partes perdidas, foi proclamado o novo Rei do Velho Oeste... Mas o que pode fazer Soluço, agora sozinho e no exílio, perseguido por ambos os seres humanos e dragões? Ele pode encontrar a jóia do Dragão, a última e única esperança da humanidade? E se ele encontrar, o que ele vai fazer com isso?


 Na ilha, de Tracey Garvis Graves
Anna Emerson é uma professora de inglês de 30 anos desesperada por aventura. Cansada do inverno rigoroso de Chicago e de seu relacionamento que não evolui, ela agarra a oportunidade de passar o verão em uma ilha tropical dando aulas particulares para um adolescente. T.J. Callahan não quer ir a lugar algum. Aos 16 anos e com um câncer em remissão, tudo o que ele quer é uma vida normal de novo. Mas seus pais insistem em que ele passe o verão nas Maldivas colocando em dia as aulas que perdeu na escola. Anna e T.J. embarcam rumo à casa de veraneio dos Callahan e, enquanto sobrevoam as 1.200 ilhas das Maldivas, o impensável acontece. O avião cai nas águas infestadas de tubarão do arquipélago. Eles conseguem chegar a uma praia, mas logo descobrem que estão presos em uma ilha desabitada. De início, tudo o que importa é sobreviver. Mas, à medida que os dias se tornam semanas, e então meses, Anna começa a se perguntar se seu maior desafio não será ter de conviver com um garoto que aos poucos torna-se homem.

10 Bilhões,de Stephen Emmott
A Terra é o lar de milhões de espécies, mas apenas uma domina — nós. Em 2011, de acordo com a ONU, a população humana mundial ultrapassou sete bilhões, e recentes projeções preveem que até o fim deste século ela terá passado de dez bilhões. Stephen Emmott, consagrado cientista e professor da Universidade de Oxford, alerta para as terríveis consequências de uma população humana muito maior do que o mundo é capaz de sustentar e afirma: estamos vivendo uma emergência planetária sem precedentes. É tarde demais para salvar o planeta? Emmott acredita que sim. Com a ajuda de gráficos esclarecedores, imagens impactantes e uma linguagem muito acessível, o autor avisa que chegamos a um ponto sem volta e que podemos ter comprometido de modo irreversível os recursos naturais e o clima do planeta. Como chegamos a isso? O que o futuro nos reserva?