Há pouco tempo o Brasil tinha poucas divisões de gênero literário. Agora, aos poucos, novos gêneros e termos começam a ganhar espaço e classificar melhor os estilos de livros que são publicados. Mas ainda há uma grande quantidade de livros que são classificados erroneamente no país. Podemos verificar diversos títulos considerados infanto-juvenis, por exemplo, com cenas de violência, apelo sexual, entre outros. 

Estas falhas de classificação acontecem justamente pelo fato de não se haver uma variedade de divisões de gênero, o que não acontece nos Estados Unidos, onde os livros são separados em diversos estilos, ajudando os leitores a escolher (pelo gênero) se irão querer encarar a história ou não. Mas este quadro está começando a mudar. Seguindo a onda e tendência estrangeira, as editoras nacionais estão começando a abrir os olhos para novos estilos e a classificar seus livros de acordo com o tema. E além disso, criando selos editoriais exclusivos para os jovens (e todos comemoram). Isto é muito bom, não só para incentivar a leitura, mas pela grande quantidade de excelentes títulos. 

Já pudemos conferir a disseminação do estilo YA, que são os livros publicados para os jovens adultos. Na rabeira desta categoria vem o novo termo que está começando a ser conhecido junto ao público jovem: o New Adult, ou novo adulto. Mas aí você se pergunta: tá, mas o que isto significa? Que tipo de livros esta categoria abrange?

O tal do New Adult nos apresenta livros para jovens, com protagonistas entre seus dezoito a vinte e poucos anos, saindo da adolescência e entrando na vida adulta. Estes livros abordam temas geralmente polêmicos e de teor um pouco mais forte que os YA. Mostrando histórias onde os protagonistas enfrentam o primeiro emprego, o primeiro amor, problemas familiares, problemas na faculdade, problemas amorosos, problemas e mais problemas. Além de conflitos de sentimento, personalidade e de decisões. Também, em muitos destes livros,  há um teor sexual (mas não sendo considerado erótico) entre outros temas abordados.  

Um bom e grande exemplo de NA já publicado no Brasil é o livro Belo Desastre, um tanto polêmico, e que arrecadou milhares de fãs. Outro livro que está chegando em terras brasileiras é o Entre o Agora e o Nunca, que recebeu excelentes críticas e está sendo muito aguardado.

Juntamente com os livros eróticos e os romances de época, o New Adult é a grande aposta do momento, e as editoras estão vindo com grandes novidades do gênero. Confira abaixo algumas capas de livros NA, e em seguida, algumas capas de livros nacionais:

Algumas Capas:



Você pode conferir no Goodreads a lista de NA mais populares: Clique Aqui!

Alguns exemplos nacionais: