Lola e o Garoto da Casa ao Lado
Stephanie Perkins
ISBN: 9788581630533
Número de páginas: 288
Ano:
2012
R$
29.90
Editora: Novo Conceito
Pontuação: ♥ ♥
A designer-revelação Lola Nolan não acredita em moda... ela acredita em trajes. Quanto mais expressiva for a roupa — mais brilhante, mais divertida, mais selvagem — melhor. Mas apesar de o estilo de Lola ser ultrajante, ela é uma filha e amiga dedicada com grandes planos para o futuro. E tudo está muito perfeito (até mesmo com seu namorado roqueiro gostoso) até os gêmeos Bell, Calliope e Cricket, voltarem ao seu bairro. Quando Cricket — um inventor habilidoso — sai da sombra de sua irmã gêmea e volta para a vida de Lola, ela finalmente precisa conciliar uma vida de sentimentos pelo garoto da porta ao lado.
Stephanie Perkins ataca novamente com mais um livro gracinha. Mas antes de mais nada eu tenho que dizer que, apesar da autora manter o mesmo estilo, não conseguiu superar Anna e o Beijos Francês (até o momento meu livro preferido da autora, e insuperável). O livro de Anna é maravilhoso, encantador, e sim, nos faz suspirar. Mas Perkins não cosneguiu atingir o mesmo nível em Lola. Deixando claro que ambas as histórias são bem diferentes, cada uma com seus encantos e lições. 

O principal foco do livro, apesar do romance de Lola e Cricket, é a descoberta do verdadeiro eu, ou seja, Lola se descobrindo, além das roupas e do figurino diferente que a garota usa. Pode parecer que eu tirei lições onde muita gente vai ver apenas um livro de romance juvenil, mas eu realmente me aprofundei mais na trama. Talvez este nem seja o objetivo da autora, mas foi como enterpretei a história. E achei muito bacana, pois ao decorrer da trama, depois de muitos altos e baixos da senhorita Lola, um tanto teimosa e orgulhosa, e depois de quebrar muito a cara, ela realmente amadurece, cresce e se transforma. Ela descobre que está além de ser apenas uma garota diferente, com gostos para moda um tanto inusitados... ela se descobre verdadeiramente.Não só este ponto me agradou no livro, mas o fato de o perdão e o amor superarem muitas das adversidades enfrentadas pelos personagens, principalmente entre Lola e sua mãe problemática.

Os personagens também foram muito bem construídos e suas relações e ligações tanto sentimentais, quanto interpessoais são bem interessantes. E há uma diversidade bem grande de personalidades interagindo, como os pais gays de Lola (que são super normais e eu os adorei); Max, o namorado roqueiro da garota; Cricket, o garoto que deixou uma profunda mágoa e um amor inesquecível de infância em Lola; a irmã de Cricket, Calliope, patinadora e ex-amiga da garota, entre outros... e claro, a própria Lola. E para os fãs de Anna, tanto ela quanto seu namorado St. Clair fazem uma grande participação no livro, mas você não precisa ter livro Anna e o Beijo Francês para entender sua aparição.

Como disse anteriormente, a autora não manteve o mesmo nível do livro de Anna, mas nem por isso Lola e o Garoto da Casa ao Lado é menos interessante. A narrativa da autora é tão envolvente e cativante que nos prende do início ao fim; com uma história divertida, em alguns pontos emocionante, e em tantos outros com momentos meigos e fofos. O romance entre Lola e Cricket foi o ponto forte para mim. Achei muito bacana o modo como a autora desenvolveu o relacionamento dos dois, crescendo e se solidificando aos poucos, apesar de achar que faltou algo... mas, o final compensa qualquer pontinho negativo!

Então, se você é ou não fã da autora, mas gosta de um romance YA totalmente meigo, este é seu livro. É uma leitura satisfatória, fácil, rápida e divertida. Recomendado!